Arroz maluco (com calabresa, bacon, ovo, ervilhas e batata palha)
Depois que você começa a pegar gosto pela culinária, fica sempre curioso quando vê pratos diferentes, querendo descobrir os ingredientes utilizados ou então como são preparados. E foi assim que o “Arroz Maluco” entrou na minha vida.
Minha amiga Thaís, companheira de aventuras gastronômicas, adora compartilhar comigo as fotos das comidas gostosas que ela experimenta por aí. Carioca da gema, retornou à terra natal e me mostrou o prato com um arroz incrementado, com uma cara ótima, e disse que era uma receita super tradicional no Rio de Janeiro. Adivinha se a pessoa aqui já não quis saber tudo sobre ela para experimentar?
A aparência não ficou muito boa, mas o sabor ficou tão especial que eu quase comi a panela toda sozinha, de uma vez. Já virou uma das minhas formas preferidas de reaproveitar o arroz pronto.
Arroz maluco (com calabresa, bacon, ovo, ervilhas e batata palha)
50g. de bacon em cubinhos
1 linguiça calabresa sem pele e em cubos
1 dente de alho bem picadinho
1 ovo
1/2 xícara de ervilhas (congeladas ou em conserva escorridas)
1 xícara de arroz cozido (sobras)
1/4 xícara de água
1 colher de chá de ervas picadinhas ou desidratadas
Batata palha para servir (usei a feita em casa sem gordura > clique AQUI para acessar a receita completa)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça uma panela e coloque o bacon para soltar a gordura. Se precisar, acrescente um fiozinho de azeite e, quando estiver quase dourando, junte a calabresa e o alho para refogar. Retire os pedacinhos e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Na mesma panela, quebre o ovo e espere começar a embranquecer a clara. Com uma espátula, vá misturando para dividi-lo em pedaços não muito grandes.
Retorne a calabresa e o bacon à panela e adicione o arroz. Misture tudo, regue com a água e deixe cozinhar rapidamente. Por fim, coloque as ervilhas e as ervas, mexa uma vez mais e corrija o tempero com sal e pimenta do reino, se necessário.
Sirva com a batata palha por cima. Esta quantidade serve bem até 3 porções.
Teresa
24 de outubro de 2016 em 1:53
Luciana minha avó era carioca e sempre fez esse arroz maluco pra gente quando passávamos as férias com ela, que delícia relembrar um prato t]ao querido!! Obrigada!!
Luciana Carpinelli
25 de outubro de 2016 em 10:56
Oi, Teresa. Fico feliz que esta receita tenha te trazido boas lembranças. Para mim, esta é uma das coisas mais gostosas nas comidinhas simples e reconfortantes. Um abraço na alma!
Beijo e volte sempre. 🙂