Torta de rúcula e tomate com base de batata (sem glúten)
Sempre digo que tortas são a melhor invenção na cozinha: são super práticas, podem ser feitas com praticamente qualquer coisa que a gente tiver na despensa e, além de tudo, podem ser servidas como lanche, como acompanhamento, viram marmita e dá para comê-las até frias. Ou seja, o coringa que todo mundo precisa pelo menos uma vez na vida (ou ao mês, quem sabe! 😉 ).
Esta torta foi um mix entre a vontade de uma comidinha mais leve e saudável, o maço de rúcula que estava quase fazendo aniversário na geladeira e uma receita que eu tinha visto no blog Grown to cook. E o mais interessante é que a ideia é tão simples e o resultado, tão gostoso, que ela bem que merecia ser muito mais comum de se ver por aí.
Dica interessante para os celíacos, já que não contém glúten, e também para os vegetarianos ou adeptos da Segunda Sem Carne.
Torta de rúcula e tomate com base de batata (sem glúten)
3 batatas pequenas
1 dente de alho bem picadinho
1/2 maço de rúcula (ou outra folha como espinafre, escarola…)
2 colheres de sopa de água
150g. de creme de leite ou creme de ricota ou creme de arroz
2 ovos
1/4 xícara de queijo parmesão ralado (opcional)
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1 tomate médio em cubinhos
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Descasque as batatas e corte-as em fatias finas (eu usei um mandolin, mas poderia ser na faca mesmo). Vá mergulhando-as em água com uma boa pitada de sal enquanto termina de cortar para que não escureçam.
Aqueça uma frigideira aos poucos vá escorrendo bem as fatias da batata. Com algumas gotinhas de azeite, grelhe os dois lados começarem a dourar, mas sem deixar que fiquem crocantes. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Na mesma frigideira, aqueça um fiozinho de azeite e refogue rapidamente o alho. Coloque, então, as folhas de rúcula e a água, tempere com sal e pimenta do reino e vá mexendo aos poucos até que murchem. Deixe esfriarem.
Enquanto isso, coloque em uma tigela o creme de leite (eu usei a versão leve), os ovos, o queijo ralado e as ervas e misture bem com um garfo ou fouet.
Unte uma assadeira pequena (20 a 24cm.) com fundo removível com azeite e forre o fundo e as laterais com as fatias de batata, com atenção para não deixar buraquinhos.
Pique grosseiramente a rúcula refogada e misture-a no creme. Tempere o creme com sal e pimenta do reino, despeje-o na assadeira com a batata e, por cima, distribua o tomate.
Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que o recheio fique firme e a superfície esteja douradinha. Tire do forno e espere amornar antes de desenformar (lembre de passar uma faca ao redor da torta para desgrudar qualquer pedacinho que possa ter escapado).
Sirva morna ou em temperatura ambiente. Esta quantidade serve bem até três pessoas como acompanhamento ou lanche.
Lylia
9 de dezembro de 2015 em 15:50
Oi Luciana,
Eu também adoro tortas e e
essa sua é super diferente e me pareceu bem gostosa.Vou fazer, sim.
Aproveito para lhe convidar para receber seu “presente” lá no Simples Assim.
Bj,
Lylia
Andiara
5 de fevereiro de 2016 em 9:54
Luciana, fiz com almeirão (era o que tinha) ficou TOoOoP!
Aliás ,esse blog salvou meu casamento!! (não, não é exagero kkkk)
Mtooo obrigada!
Luciana Carpinelli
5 de fevereiro de 2016 em 19:45
Andiara, o grande segredo na cozinha é usar o que tem da melhor forma. Que bom que você gostou!
Obrigada por vir contar sua experiência e volte sempre (prometo novidades para deixar seu casamento ainda mais gostoso) 😉
Beijo,
Luciana