Frango com legumes ao molho oriental
Acho que não é nenhum segredo que sou apaixonada pela gastronomia oriental. Adoro suas riquíssimas combinações de sabores e mais ainda o fato de que as refeições geralmente são nutritivas, equilibradas e leves. É por isso que, vira e mexe, lá estou eu me inspirando nos pratos tradicionais para trazer alguma influência dos olhinhos puxados para a minha mesa.
Como combinar o frango com alguns legumes que estavam implorando para serem consumidos? Resolvi juntar tudo em uma panela e preparar um molho que os deixasse suculentos e nem me permitisse perceber demais a presença da couve flor, que não me agrada muito — o pedaço de gengibre me levou ao shoyo e a viagem ao oriente não teve volta.
Para acompanhar, bastou um arroz simples (que poderia ser substituído por um macarrão oriental) e o cardápio estava completo em poucos minutos.
Frango com legumes ao molho oriental
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado (ou outro óleo vegetal)
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho bem picadinho
1/2 cebola pequena em cubos
1 colher de chá de gengibre ralado
250g. de frango limpo e em cubos (peito ou coxa/sobrecoxa desossada)
1/4 xícara de saquê mirin ou de água
1/2 xícara de molho shoyo
1 cenoura média rodelas finas ou em cubos
+/- 1/2 xícara de brócolis separado em floretes
+/- 1/2 xícara de couve flor separada em floretes
+/- 1/2 xícara de folhas de acelga em tiras largas
1 colher de sopa de maisena dissolvida em 3 colheres de sopa de água
Sal a vontade
Aqueça o óleo e a manteiga em uma panela alta e refogue a cebola, o gengibre e o alho, sem dourar. Coloque o frango para tostar de todos os lados até perder o tom de cru — pode deixar tostar um pouco o fundo da panela pois isso vai deixar o molho ainda mais saboroso.
Adicione, então, o shoyo, o saquê ou a água, raspando o fundo da panela. Junte os legumes, misture bem e deixe ferver um pouco até as folhas começarem a amolecer.
Dissolva a maisena nas colheres de água e coloque na panela, mexendo para não empelotar. O molho deve engrossar e ficar brilhante; a cenoura deve estar ainda crocante. Prove e, se precisar, corrija o sal.
Sirva com arroz branco ou macarrão (de preferência bifum ou para yakisoba) para que o molho os envolva.
Esta quantidade serve duas boas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.