Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten e sem lactose)
Atualmente, o nosso dia a dia anda tão frenético e o tempo livre é tão escasso que fica cada vez mais raro a gente conseguir parar um pouquinho para respirar e aproveitar com calma alguns momentos agradáveis com as pessoas importantes na nossa vida. Por isso, quando a gente consegue um tempinho assim, sempre é especial.
Na semana do Dia das Mães, a Maizena propôs um encontro entre mães e filhas no espaço gourmet da Unilever em São Paulo. Foi uma manhã totalmente dedicada às memórias familiares, em que pudemos relembrar e colocar em prática uma receita de família. Tudo começou com um caprichado café da manhã e terminou com um super almoço — as sobremesas foram nossos doces de família.
Na ocasião, também fomos apresentadas ao Recepedia, um site que reúne receitas tanto para quem ama cozinhar quanto para quem ainda está aprendendo.
Foi uma experiência tão gostosa e agradável que resolvi eternizá-la aqui com a receita querida que preparei com a ajuda da minha mami poderosa: um bolinho super leve e bem gostoso, que não tem nem glúten e nem lactose.
Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten e sem lactose)
Para o bolinho brevidade:
1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de maizena
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
2 colheres de sopa de raspas da casca de laranja
Para a calda de laranja:
3 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 xícara de suco de laranja
1 colher de chá de maizena
Peneire os ingredientes secos e adicione os ovos. Misture bem com um batedor (fouet) ou garfo até começar a espumar em cima. Acrescente as raspas de laranja.
Coloque em algumas forminhas de cupcake/muffin ou uma forma pequena untadas e enfarinhadas (encha até a metade pois a massa cresce bastante) e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por uns 25 a 30 minutos — até ficarem douradinhos em cima.
Para a calda, dissolva a maisena no suco de laranja e acrescente o açúcar. Mexa para dissolver, leve ao fogo baixo e cozinhe por uns 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a engrossar.
Espere o(s) bolinho(s) esfriar(em), fure a superficie com um garfo ou palito e jogue a calda por cima. Se quiser, enfeite com gominhos de laranja.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.