Talo de acelga empanado
Eu adoro comer acelga e ela sempre aparece em casa, geralmente em receitas orientais (como o Yakisoba ou o Sukiyaki, por exemplo), mas também refogadinha com bastante alho. Neste segundo caso, costuma-se retirar os talos, que são mais firmes, e esta é uma ótima forma de utilizá-los como um acompanhamento diferente e super gostoso, muito próximo do Tempurá.
Como a acelga é uma excelente fonte natural de ferro e fósforo, e rica em vitaminas e outros minerais, ela pode ser uma boa opção para substituir as proteínas animais numa #SegundaSemCarne. Eu, particularmente, acho até que fica parecendo vusualmente um filezinho de peixe e duvido que alguém adivinhe o que tem dentro da massinha crocante.
Talo de acelga empanado
Talos de meio pé de acelga
1 ovo
de 1/2 a 1 xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo para fritar
Depois de separar os talos das folhas de acelga, mergulhe-os em água fervente e deixe cozinhar até que fiquem macios (entre 10 e 15 minutos). Escorra-os em papel absorvente — se preferir, guarde em um pote bem fechado com tampa e mantenha na geladeira por até dois dias antes de usá-los. (Reserve esta água para o cozimento do arroz ou para preparar sopas.)
Coloque em um prato ou refratário o ovo, tempere com sal e pimenta, e bata-o com um garfo até começar a espumar. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e vá misturando até obter uma massinha parecida com um mingau, pegajosa para aderir aos talos (a quantidade de farinha vai depender muito do tamanho do ovo utilizado).
Em uma frigideira alta, aqueça um pouco de óleo para a fritura (mais ou menos um dedo de óleo).
Empane, então, cada um dos talos na massinha, espete-os com um garfo e deixe escorrer um pouco para tirar o excesso. Coloque-os um a um no óleo e espere dourar os dois lados. Escorra sobre papel absorvente e sirva a seguir.
Esta quantidade serve entre duas e três pessoas como acompanhamento.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.