Bolo de Santo Antonio (pão de ló com cobertura de suspiro)
Junho é sempre um mês movimentado: feriado de Corpus Christi, quermesses e festas juninas, Dia dos Namorados, vésperas das férias de inverno… e por aqui eu sempre fico sem saber o que fazer para comemorar tanta coisa boa. Este ano, resolvi que a primeira receita típica seria especial: o famoso Bolo de Santo Antonio, aquele que as moças solteiras que querem casar devem comer no dia 13 de junho.
Diz a crença que à massa do bolo deve ser acrescentada uma medalhinha do Santo Casamenteiro. A solteira que encontrá-la em seu pedaço, será a próxima a casar.
Particularmente acho que as crendices populares devem ser preservadas sempre, apesar de não ser devota do Santo. Mas este bolo é TÃO gostoso, que mesmo que você não tenha o desejo secreto de casar ou já esteja casada, vale a pena provar (com medalhinha ou não!). 😉
Bolo de Santo Antonio (pão de ló com cobertura de suspiro)
Para o bolo de Santo Antonio:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de manteiga
1 colher de chá de sementes de erva doce
4 gemas
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Para a cobertura do bolo de Santo Antonio:
4 claras
8 colheres de sopa de açúcar
1/4 xícara de castanhas ou amêndoas picadas ou em lascas
Misture o açúcar com a manteiga até ficar um creme homogêneo, de preferência na batedeira. Vá colocando as gemas, uma a uma e bata bastante. Sobre este creme, peneire a farinha e o fermento e misture à massa. Por fim, coloque as sementes de erva doce.
Despeje a massa em uma forma redonda de 30 cm., untada e enfarinhada. Se quiser, mergulhe uma medalhinha do Santo Antonio. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 30 minutos ou até a superfície estar levemente dourada.
Quando faltar mais ou menos metade do tempo de forno, faça um suspiro batendo as claras com o açúcar. Retire o bolo assado do forno, cubra-o com o suspiro e enfeite-o com as castanhas ou amêndoas. Retorne ao forno até o suspiro dourar. Espere esfriar, desenforme e sirva em seguida.
Atenção: tome cuidado se tiver colocado a medalhinha de Santo Antonio. Lembre-se dela ao comer os pedaços de bolo. 😉
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.