30 receitas fáceis e deliciosas para as Festas Juninas
Festa Junina é uma delícia, mas só é realmente completa quando tem quadrilha, fogueira, correio elegante, cadeia, bingo e, claro, o mais importante: as comidas típicas.
E é para deixar ainda mais gostosa a sua quermesse, mesmo que caseira, que reunimos 30 receitas fáceis e deliciosas de comidinhas para as Festas Juninas.
Vamos começar com o mais fácil: pipoca! Mas no lugar da receitinha básica, duas dicas bem práticas e, ainda melhor, leves e saudáveis. Pipoca light no micro-ondas (zero gordura) ou Pipoca light no saquinho de pão (microondas).
Ainda seguindo na linha do milho, outras possibilidades bem tradicionais são o Bolo cremoso de milho verde, Curau de milho verde e a Canjica doce (calorias reduzidas). Mas as opções não são apenas doces: Milho grelhado com manteiga de ervas, Frango caipira (com legumes e milho na espiga) ou Sopa cremosa de milho verde.
O fubá também vem como alternativa próxima: Bolo de fubá com (ou sem) erva doce muito fácil, Torta de fubá com linguiça moída, Torta salgada cremosa de fubá (passo a passo).
Outro ingrediente tradicional das Festas Juninas é o amendoim, que pode ser utilizado de diversas formas. Alguns exemplos são o Amendoim doce (pralinê), o Amendoim torrado salgado e o Pavê de paçoca com crocante de pé de moleque.
Alguns pratos salgados para matar aquela fome depois de dançar muita quadrilha são o Cuscuz à paulista, o Cuscuz de atum, o Mungunzá com carne seca (canjica amarela salgada, típica do Nordeste), o “Risoto” de canjiquinha com linguiça (quirela risotada) ou o Caldinho de feijão. Ainda nesta lista, incluo o Afogado (caldo quente com cubos de carne, batata e temperos verdes) — que não é exatamente uma comida costumeira de Festa Junina, mas é genuinamente caipira e combina demais com o clima frio do mês.
Sugestões de lanches mais rápidos são o Bolinho de mandioca (aipim, macaxeira), o Pãozinho caipira (pão de milho recheado com frango) e nosso querido Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten) ou ainda o Bolo de pão de queijo (na caneca).
Doces tradicionais como o Doce de abóbora com coco (calorias reduzidas), o Doce de casca de laranja em calda e o irresistível Doce de leite caseiro não podem faltar. Outra sugestão é a Geleia de cachaça ou então o Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten e sem lactose).
Ah, e não pode faltar também o famoso Bolo de Santo Antonio (pão de ló com cobertura de suspiro), para as mocinhas solteiras encontrarem os seus pares para a quadrilha, né?
E para acompanhar tudo isso, não podemos esquecer de um bom Quentão (bebida a base de cachaça com gengibre, canela e cravo), um Vinho quente ou então sua versão alemã: o Glühwein.
Katia
15 de junho de 2015 em 13:54
adoro essa época de festas de s. joão, muito lindo e essas delicias são irresistiveis, vou escolher umas receitas para fazer em casa p/ minha familia
obrigada adorei!!
Tina
4 de junho de 2016 em 19:06
nossa amei essas receitas, vou fazer uma festa junina pro meu aniversário e não tinha ideias de comida salgada… adorei obrigada. e vai ter bolo de s. joao tb kkkkk
Luciana Carpinelli
4 de junho de 2016 em 20:31
Tina, aproveite mesmo que só tem comida gostosa!
Beijão, que sua festa seja ótima. E parabéns pra vc 🙂
Jane
25 de julho de 2016 em 6:04
Luciana amei suas receitas e seu jeitinho de explicar tudo, principalmente essas delícias juninas. Obrigada!!!
Vanda
31 de julho de 2016 em 11:02
incrível luciana, amei as receitas vou fazer uma festança, obrigada..
Luciana Carpinelli
31 de julho de 2016 em 14:48
Que delícia, Vanda. Desejo que sua festa seja um sucesso e deliciosa!
Beijo e volte sempre 🙂
Arianne
26 de abril de 2022 em 10:35
Esse ano vai ter festa junina e jah toh me programando p fazer umas delicias. MTO bom, obgda!!