Como preparar suflês + Suflê de brócolis
Alguns pratos tradicionais sobrevivem por gerações e continuam sendo atuais. O suflê, que vem do francês “soufflé” (significa “assoprado”), é um ótimo exemplo: o primeiro registro desta receita é do século 19 pelo chef Antonin Carême, conhecido por ser o fundador da “Haute Cuisine”, a Alta Gastronomia Francesa.
Apesar disso, não requer conhecimentos técnicos avançados no seu preparo. O creme com gemas e claras em neve pode receber um ingrediente principal doce ou salgado, como legumes, queijos, frutos do mar e até chocolate, entre outros. Seguindo alguns poucos cuidados, qualquer um consegue preparar um delicioso suflê.
Desta vez, escolhi o brócolis, complementado com um pouquinho de queijo só para deixar a superfície gratinada. Um prato super leve, gostoso e quentinho, perfeito para a primeira #SegundaSemCarne deste inverno.
Como preparar suflês + Suflê de brócolis
1/2 cabeça de brócolis em floretes
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
1 xícara de leite (pode ser vegetal)
1 gema (em temperatura ambiente)
3 claras (em temperatura ambiente)
2 a 3 colheres de sopa de queijo meia cura ou parmesão ralado
Cozinhe o brócolis de preferência no vapor ou em água até que fique macio mas ainda firme (mais ou menos 5 minutos). Escorra bem e reserve sobre papel absorvente.
Em uma panela, aqueça um fiozinho de azeite e refogue rapidamente o alho sem deixar que doure. Dissolva a farinha no leite e coloque na panela, junto com a gema, misturando sempre em fogo baixo para não empelotar, até engrossar como um mingau. Deixe esfriar.
Enquanto isso, bata as claras em neve com uma pitadinha de sal até o ponto de picos firmes (quando levantar as pás da batedeira, deve formar picos que não se desmancham).
Unte com manteiga um refratário com laterais altas, dois ramequins grandes (porções individuais) ou potinhos menores (porções degustação para um coquetel ou entradinha). É importante espalhar a manteiga por toda a altura dos refratários pois os suflês crescem bastante.
Coloque o creme cozido em uma tigela grande e junte os floretes de brócolis (eu prefiro deixá-los maiores para que não sumam no suflê mas, se preferir, pique em pedaços menores).
Aos poucos, vá envolvendo com cuidado as claras em neve neste creme (eu dividi em 3 partes e fui misturando com delicadeza cada uma das partes para que elas não percam o ar que fará o suflê crescer).
Divida a massa entre os potes untados. Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada.
Sirva logo em seguida pois os suflês vão murchando à medida que esfriam.
Esta quantidade serve bem entre duas a três pessoas, dependendo dos acompanhamentos, ou até 6 ou 8 pessoas em porçãozinha coquetel/entradinha. Eu gosto de servir somente com uma saladona colorida. Se preferir, complemente a refeição com uma massa com molho simples, ou então com uma carne assada (peixe, frango, bovina ou suína) e arroz branco.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.