Ragú de shimeji
Cozinhar, pra mim, é uma aventura: geralmente começa com alguma ideia ou ingrediente e eu quase nunca sei como vai acabar. Foi assim com essa bandejinha de shimeji.
Olhei para ela e resolvi que não viraria a tradicional porção de Shimeji na manteiga (que eu amo, mas é sempre bom variar!). Olhei, olhei, olhei… e me lembrei de um ragú com polenta que acabei nem comendo em um food truck.
Vontade despertada, o caminho estava aberto: mãos à obra. Com um preparo super simples e bem próximo do que sempre faço, em menos de 15 minutos o almoço estava pronto!
Mais uma receitinha gostosa para nossa coleção de receitas para uma #SegundaSemCarne mas cheia de sabor. 🙂
Ragú de shimeji
200g. de shimeji (claro ou escuro)
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 colher de sopa de molho inglês
3/4 de xícara de vinho tinto seco
1 punhado de cebolinha picadinha ou desidratada
Sal e pimenta do reino a vontade
Em uma frigideira alta, derreta em fogo médio 1 colher da manteiga (ou aqueça o azeite) e coloque a cebola para refogar, sem deixar que doure. Acrescente o shimeji solto (sem a parte final dos cabinhos), tempere com sal e pimenta e misture.
Junte o molho inglês, o vinho e mexa bem. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por uns 8 a 10 minutos para que os cogumelos fiquem macios e o molho encorpe.
Finalize com o restante da manteiga, se for usar, e a cebolinha (como não tinha a fresca, usei a desidratada mesmo).
Eu servi com uma polenta mole, mas você pode envolver sua massa preferida, comer com arroz branco ou cuscuz marroquino hidratado, e até com pão. 🙂
Esta quantidade serve duas pessoas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.