Brusquetas de shimeji
Eu já estou no clima de férias e, nesta época, acabo sempre preferindo umas comidinhas mais práticas e leves do que as tradicionais refeições, principalmente porque os meus horários ficam todos perdidos — café da manhã quase na hora do almoço, almoço no meio da tarde, jantar já bem mais tarde… e esta é a melhor parte pra mim: não ter horário certo pra nada e poder fazer tudo na hora em que der vontade. 🙂
Estas brusquetas são uma ótima pedida para essas ocasiões porque são bem fáceis e rápidas de preparar, ficam uma delícia e matam a fome, assim a gente não precisa correr pra cozinha de novo logo depois.
Ou seja, fica a dica: tenha sempre uma bandejinha de shimeji na geladeira. 😉
Brusquetas de shimeji
150g. de shimeji (preferencialmente do escuro)
1 colher de sopa de manteiga ou azeite
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de molho shoyo
2 colheres de sopa de água
Cebolinha e/ou salsinha picada
Queijo parmesão ralado (opcional)
Fatias de pão
Corte a base do shimeji soltando os gominhos. Reserve-os.
Em uma frigideira alta, derreta a manteiga ou aqueça o azeite e acrescente o shimeji. Regue com o molho inglês, o molho shoyo e a água, misturando bem. Deixe cozinhar até quase secar o líquido.
Sirva sobre as fatias de pão, que podem ser tostadas no forno ou na torradeira. Por cima, coloquei um pouco de queijo ralado (não consigo resistir!) e salpiquei as ervas picadinhas.
Esta quantidade serve bem até duas pessoas como uma refeição leve (se acompanhada de uma salada, fica ainda mais completa) ou até umas quatro pessoas como entradinha.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.