Tortinhas geladas de limão
Durante as férias eu me permito algumas fugidas da rotina sem muito peso na consciência. Como geralmente costumo andar e me movimentar muito mais do que no dia a dia de trabalho, acredito que não há a necessidade de me privar de todas as vontades, principalmente quando há uma oferta de comidinhas diferentes que não costumo consumir na minha rotina de alimentação.
Isso não significa meter o pé na jaca como se não houvesse amanhã, mas experimentar novos sabores e repetir os que mais adoro — estas tortinhas, por exemplo –, mas com equilíbrio e consciência para evitar os exageros.
Esta é uma sobremesa super refrescante e deliciosa, além de hiper fácil de preparar. Sugestão com cara comidinha de férias que pode até virar sobremesa na ceia de Réveillon, não acha? 😉
Tortinhas geladas de limão
Para a massa da base das tortinhas:
135g. ou 2/3 do pacote de biscoito maisena ou de leite (eu gosto de usar o de leite maltado, acho mais saboroso)
1/4 xícara de manteiga derretida
Para o recheio das tortinhas de limão:
1 xícara de leite condensado
1/4 xícara de creme de leite
Raspas de 1 limão
1 limão espremido
Triture os biscoitos no liquidificador ou processador de alimentos (ou então coloque-os em um saco plástico grosso e amasse-os com o rolo de macarrão). Depois disso, coloque em uma tigela e misture com a manteiga, amassando com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa.
Cubra o fundo de forminhas individuais ou de uma forma com fundo falso de 17cm. de diâmetro, pressionando bem. Em seguida, leve à geladeira para firmar.
Na batedeira ou com um fuet (batedor de arame), misture bem o leite condensado com o limão espremido. Em seguida, junte o creme de leite e continue batendo até ficar um creme espesso e homogêneo. Reserve na geladeira.
Leve as bases das tortinhas para assar em forno preaquecido em 180º até dourar (mais ou menos 35 minutos para a torta grande ou uns 15 minutos no máximo para as forminhas individuais).
Retire as tortinhas do forno e espere esfriar. Depois, recheie cada uma com o creme de limão e leve novamente à geladeira por pelo menos umas 2 horas.
Na hora de servir, salpique as raspas do limão por cima. Se quiser, enfeite as tortinhas com mini-suspiros prontos.
Esta quantidade rende uma torta pequena ou 8 a 10 tortinhas, dependendo do tamanho das forminhas usadas. Mantenha sempre na geladeira por até 5 dias.
Marcela
24 de fevereiro de 2016 em 10:52
Estou morando na Suíça e seu site tem me ajudado muito! Fiz a torta aqui e fez MUITO SUCESSO! Parabéns pelo trabalho e obrigada por me ajudar todos os dias praticamente! Hahaha sucesso!
Luciana Carpinelli
24 de fevereiro de 2016 em 13:46
Marcela, fico super feliz em saber que minhas dicas têm sido úteis para você em sua nova vida longe de casa.
Eu que agradeço o carinho, as visitas e o seu comentário. Volte sempre e lembre-se de contar o que achou das receitas! 🙂
colebarretocosta
27 de novembro de 2020 em 20:59
Luciana, o que passo nas forminhas individuais para as tortinhas não grudarem na hora de desenformar? Pode ser aquelas forminhas de empadinha? Obrigada e parabéns pela ótima receita, muito prática!
Luciana Carpinelli
27 de novembro de 2020 em 22:33
Oi, como na massa já tem manteiga, não precisa untar (sai bem fácil!).
Pode usar forminha de empada, sim.