Exibidinho de shimeji ao limão com purê de abóbora
Eu adoro escondidinho porque geralmente é uma preparação super fácil e prática, dá para fazer milhões de combinações e não pede muitos complementos na mesa — uma salada bonita quase sempre cumpre bem o papel.
Desta vez, resolvi juntar o shimeji com um purê cremoso de abóbora e, para completar, um toque de limão. Mas o shimeji ficou tão bonito que achei uma pena escondê-lo, por isso transformei a receita em um “exibidinho”, para que ele virasse a estrela da refeição. Uma combinação super leve e nutritiva, ou seja, uma excelente escolha para a Segunda Sem Carne, mesmo que em pleno feriadão.
Exibidinho de shimeji ao limão com purê de abóbora
Para o purê cremoso de abóbora:
250g. de abóbora (pescoço ou cabotian)
1 colher de sopa de requeijão
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Para o shimeji ao limão:
150g. de shimeji (branco ou escuro)
1/2 cebola pequena picadinha
1 dente de alho amassado ou picadinho
1/2 limão espremido
1 punhado de cheiro verde picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Descasque a abóbora e corte-a em cubos para cozinhar no vapor até que estejam bem macios. Deixe esfriar um pouco, tempere com sal e pimenta e depois amasse-os com um garfo, misturando com a manteiga e o requeijão.
Bata no liquidificador ou com um mixer e junte a aveia, integrando-a bem em um creme homogêneo. Cubra o fundo de um pirex ou refratário e reserve.
Em uma frigideira alta, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho sem deixar que dourem. Acrescente o shimeji, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar até que fique macio. Junte então o cheiro verde, misture, e acrescente o limão.
Salpique o queijo sobre o purê e cubra com o shimeji refogado no limão. Se quiser, leve ao forno bem quente por uns 5 minutinhos antes de servir, para aquecer o purê.
Esta quantidade serve bem duas pessoas.
Luiza
20 de novembro de 2016 em 15:41
Sensacional, com essa receita todo mundo vai quere ser vegano ? Parabéns, bjos
Luciana Carpinelli
21 de novembro de 2016 em 0:25
Oi, Luiza. Que bom que gostou! 🙂
Beijo e volte sempre.