Corn dogs (salsichas empanadas em massa de milho)
A minha paixão por salsichas não é segredo já faz tempo, e esta é mais uma homenagem à iguaria bastante criticada por muitos mas adorada por tantos outros. Os corn dogs nada mais são do que espetinhos de salsicha empanados com uma massa de milho fofinha e saborosa. Ou seja, uma deliciosa desculpa para voltar à infância novamente e se permitir ser feliz.
Com esta época de férias e a criançada em casa, esta é uma opção gostosa e divertida para que as crianças também participem do preparo — deixe-as espetarem as salsichas nos palitinhos, fazerem a bagunça na hora de misturar os ingredientes da massa e depois brincarem de envolver os espetos com ela. A parte da fritura fica por conta do adulto, que pode entreter os pequenos pedindo que arrumem a mesa, levando bastante guardanapo, ketchup e mostarda.
Aproveite para testar a receita em uma tarde chuvosa e garanto que o lanche vai ser muito mais interessante do que a sessão da tarde na TV! 😉
Corn dogs (salsichas empanadas em massa de milho)
4 salsichas (ou 8 mini-salsichas)
1/3 de xícara de farinha de milho fina
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de mostarda em pó (opcional)
1 pitada de páprica defumada ou picante (opcional)
1/3 de xícara de leite
1 ovo
Óleo vegetal para fritar
Coloque mais ou menos uns três dedos de óleo em uma frigideira alta e leve ao fogo para esquentar.
Enxague rapidamente as salsichas em água quente e enxugue-as bem. Eu usei salsichinhas de frango, mas use o seu tipo preferido.
Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Junte o leite e misture bem. Por fim, integre o ovo, mexendo para que a massa fique homogênea.
Uma a uma, vá mergulhando as salsichas na massa, com cuidado para empanar bem todos os lados. Em seguida, coloque-as no óleo já quente e deixe fritar até dourar a casquinha, retirando e deixando escorrer sobre papel absorvente. Repita com todas as salsichas.
Sirva ainda bem quentinhas com catchup e mostarda ou com o seu molho proferido. Esta quantidade serve bem entre três e quatro pessoas como um lanche ou até oito crianças como um petisquinho. 🙂
Carla de Souza Colombo
8 de setembro de 2016 em 21:23
Lu, essa farinha de milho seria o fubá?
Luciana Carpinelli
9 de setembro de 2016 em 11:59
Oi, Carla.
Sim, eu chamo de farinha de milho o fubá fininho. 🙂
Beijo
Carla de Souza Colombo
12 de setembro de 2016 em 0:25
Eba, tenho em casa! vou usar 😀