Creme de mandioquinha assada e gengibre
Sempre achei que essa história de pré-preparo era perda de tempo, mas resolvi experimentar assar a mandioquinha antes de fazer o creme e o sabor ficou realmente melhor, meio tostadinho, ainda mais gostoso com o toque de gengibre. E esta sopa, além de ser light, pode ser servida quente e também fria, no calor.
Creme de mandioquinha assada e gengibre
1 mandioquinha grande
1 pedaço de gengibre
1 dente de alho amassado
1 xícara de leite
1 pitada de ervas desidratadas
2 colheres de sopa de iogurte natural, sour cream, requeijão ou creme de leite
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Descasque e corte a mandioquinha em rodelas de mais ou menos dois dedos. Unte uma assadeira com azeite e coloque a mandioquinha para assar com as ervas, o alho e um fio de azeite por 25 minutos no forno pré-aquecido em 250°C. Vire-as no meio do tempo.
Retire do forno e resista comer todas as rodelas douradas e cheirosas. Bata-as ainda quentes no liquidificador com o alho, o leite e o gengibre até ficar bem homogêneo. Leve ao fogo para engrossar um pouquinho e tempere com sal, pimenta do reino e um fio de azeite.
Coloque o creme em um prato fundo ou bowl e sirva com o iogurte, o creme de leite, o requeijão ou o sour cream por cima. Eu salpiquei um pouquinho de ervas finas para dar uma cor.
Esta receita dá cerca de duas porções de sopa (que podem ser servidas como entrada para duas pessoas ou refeição leve para uma pessoa).
Pingback
1 de agosto de 2013 em 12:09
http://cozinhandopara2ou1.wordpress.com/2013/08/01/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-julho2013/