Salmão cru com labneh, alho poró, limão e pistache
Mezzo japa, mezzo árabe: salmão, labneh, alho poró e pistaches picados com muito azeite e algumas gotas de limão siciliano.
Como postei no Instagram (já segue o @cozinhandopara2ou1 lá?), os gourmands da vida diriam que isso é “Gastronomia Fusion”, que combina sabores e influências da culinária de diversos paises, mas eu digo que é assim que eu gosto: uma comidinha prática, rápida e deliciosa (e com algum charme, porque a gente merece), feita com o que tiver na geladeira! 🙂
Salmão cru com labneh, alho poró, limão e pistache
250g. de salmão fresco
1 colher de sopa de Labneh (queijo cremoso libanês de iogurte) [clique no link para ver como preparar em casa]
2 colheres de sopa de alho poró em fatias bem fininhas
2 colheres de sopa de pistaches picados
1 colher de sopa de limão espremido (usei o siciliano, mas pode ser o tahiti)
1 bom fio de azeite
Corte o salmão em fatias não muito grossas (se preferir, você pode já comprar o salmão para sashimi ou então pedir que o peixeiro corte) e arrume-as sobre um prato grande ou tábua. No centro do prato, coloque o labneh. Se quiser, enfeite com salsinha como eu fiz.
Por cima do peixe, distribua o alho poró e salpique os pistaches picados. Pouco antes de servir, regue com o limão e o azeite.
À medida em que vai pegando os pedaços de salmão, complemente com um pouco do labneh. E não, não precisa de shoyo para acompanhar. 😉
Esta quantidade serve bem duas pessoas — para completar uma refeição leve, prepare uma caprichada salada de folhas. Servida como entrada, esta porção serve até quatro pessoas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.