Abacaxi flambado com sorvete e pesto doce de hortelã
Sou louca por doces, vocês já devem saber. Mas se tem uma coisa que gosto mais ainda é de transformar simples frutinhas em sobremesas deliciosas e lindas como esta.
E o grande segredo nesta receita são os detalhes, é caprichar no preparo para transformar ingredientes simples em um prato bonito e apetitoso, quase irresistível. O flambado intensifica os sabores e o toque final fica por conta deste pesto doce, ideia linda que eu trouxe lá do blog da Letícia Massula, o Cozinha da Matilda.
Abacaxi flambado com sorvete e pesto doce de hortelã
1/2 abacaxi pérola maduro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 dose de rum, de cachaça ou de conhaque
Bolas de sorvete ou de Frozen yogurt light caseiro para servir
Para o molho pesto doce:
1/2 xícara de folhas de hortelã
5 amêndoas ou nozes
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de água
Comece preparando o pesto: em um processador de alimentos, com o mixer ou num pilão, triture as folhas de hortelã, as nozes ou amêndoas e o mel com a água até obter um molho homogêneo. Reserve.
Corte o abacaxi em fatias de mais ou menos uns 2 centímetros.
Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Acrescente o açúcar mascavo, misture e coloque as fatias de abacaxi para dourarem (duas por vez). Vire-as e regue com um pouco da bebida (divida-a equilibradamente entre as fatias para conseguir flambar todas elas).
Com muito cuidado, incline a frigideira para que a chama do fogão alcance a bebida ou use um fósforo aceso para espalhar as chamas na frigideira. Mantenha uma tampa de panela por perto, caso precise apagar o fogo.
Quando o álcool tiver evaporado, desligue o fogão e sirva o abacaxi em pratinhos. Rapidamente coloque sobre ela uma bola de sorvete ou frozen yogurt e regue com o pesto doce. Se quiser, enfeite com uma folhinha de hortelã.
Esta quantidade serve entre 2 e 3 pessoas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.