Tarte tatin de peras (torta invertida de peras)
A tarte tatin é uma das sobremesas francesas mais tradicionais do mundo. E o que mais gosto da sua história é que ela nasceu de um equívoco e de uma improvisação.
Dizem que ela foi inventada pelas irmãs Tatin, que serviam uma deliciosa torta de maçãs em seu restaurante. Algum dia, por algum motivo desconhecido, uma delas começou preparando o recheio antes da massa e inverteu a ordem do preparo, cobrindo as maçãs com a massa, e não o contrário como era de costume.
A gostosura acabou sendo tão bem-aceita que correu o mundo.
E, ja que a improvisação tem grande participação nesta história, no dia em que resolvi testar a receita pela primeira vez, não tinha maçãs em casa. A solução foi, então, usar as peras que estavam na fruteira. O resultado foi não apenas uma sobremesa linda, mas também deliciosa.
Tarte tatin de peras (torta invertida de peras)
Para a massa da tarte tatin de peras:
3/4 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga com sal gelada (para veganos, use óleo de coco gelado)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água gelada
Para o recheio da tarte tatin de peras:
3 peras (de preferência mais firmes)
1/2 limão espremido
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar
Canela em pó a vontade
Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Se não for usar imediantamente, volte à geladeira. É importante que eles estejam gelados para que o resultado seja uma massa crocante.
Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar e misture bem. Junte a manteiga e misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.
Adicione um pingo de água por vez, conforme a necessidade, e misture apenas até conseguir formar uma bola. (Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha).
Faça uma bola e embrulhe a massa com filme. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
Descasque as peras e retire as sementes. Corte-a em gomos e regue com o suco de limão.
Numa frigideira, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguida, baixe o fogo e coloque as peras.
Espere cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as peras estejam macias. Desligue o fogo.
Numa assadeira redonda antiaderente, distribua as peras sem deixar muito espaço entre elas. Regue com o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó.
Retire a massa da geladeira e abra-a em uma superfície coberta com plástico filme, até ficar um pouco maior que a fôrma. Coloque a fôrma sobre a massa para medir e deixe uma margem de pelo menos 1 cm.
Coloque a massa sobre as peras e, com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).
Leve a torta ao forno preaquecido em 180°C e deixe assar por mais ou menos 40 minutos ou até que a massa fique dourada.
Retire a torta do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos. Para desenformá-la, coloque um prato sobre a fôrma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns soquinhos na fôrma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você corre o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir.
Esta quantidade serve 6 pedaços médios. Sirva-os com uma bola de sorvete ou de Frozen yogurt light caseiro.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.