Risoto à carbonara (com bacon, queijo e ovo)
Como boa descendente de italianos, aprendi muito bem a admirar um bom prato de macarronada e o meu molho preferido sempre é o à Carbonara, com ovo, queijo e bacon. Aliás, gosto tanto que já até inventei uma versão do Carbonada light, para poder comê-lo mais frequentemente sem tanta culpa.
Mas aí um dia abri a geladeira em busca de ingredientes para um almocinho caprichado e encontrei ovos, bacon e queijo. Em vez de optar pela escolha mais óbvia, uma omelete caprichada, comecei a pensar em outras opções para aplicar esta combinação maravilhosa. Acabei lembrando do meu queridinho Carbonara, mas como não queria mais uma vez preparar uma massa, cheguei ao arroz arbório e foi irresistível.
À primeira vista pode parecer estranho, mas vamos concordar que não tem como esta mistura dar errado, né? Portanto, mais um item para nossa listinha especial de Receitas práticas de risotos deliciosos.
Risoto à carbonara (com bacon, queijo e ovo)
100g. de pancetta ou bacon em cubos
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de carne quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1 ovo
50g. de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de carne até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e deixe o bacon fritar em sua própria gordura até começar a dourar. Junte a cebola e refogue-a cebola até ficar transparente. Se tiver ficado muito óleo, você pode escorrer o refogado sobre papel absorvente e depois retornar à panela.
Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar, até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Quebre o ovo em uma tijelinha e misture-o com o queijo ralado, batendo rapidamente com um garfo até ficar homogêneo. Vá despejando esta mistura aos poucos no risoto, sempre mexendo para que o ovo não cozinhe. O queijo deve derreter e o risoto deve ficar bem cremoso.
Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções nos pratos, salpique um pouquinho de cheiro verde por cima e, se quiser, finalize com um fio de azeite.
Paola
13 de maio de 2018 em 2:19
Olá, gostaria de saber em qual momento devo colocar o vinho.
Muito obrigada! Eu e meu esposo somos fãs do site!!!
Luciana Carpinelli
13 de maio de 2018 em 3:08
Paola, está ali no passo a passo: após acrescentar o arroz, regue com o vinho.
Abraço e volte sempre 🙂
Marisa B. Arins Baba
13 de abril de 2019 em 2:03
não entendi a quantidade de caldo …..
Luciana Carpinelli
13 de abril de 2019 em 22:41
Aproximadamente duas xícaras e meia de caldo. Qual é a dúvida?