Linguine ao molho cremoso de limão
Há mais ou menos uns 10 anos, eu tinha um blog bem pessoal e nem sonhava em virar “foodblogger” um dia, mas já cultivava o hábito de trocar receitas com os amigos. Esta eu aprendi com uma colega de trabalho na época e fiquei realmente encantada. Só que de uma hora para outra acabei me esquecendo dela e nunca mais tinha feito.
Ainda bem que dia desses minha mãe perguntou sobre o meu famoso macarrão de torta de limão (ela sempre dizia que ele era a versão salgada da sobremesa preferida dela, e por isso também idolatrado).
Relembrei a delícia que era e fiquei babando! Como sabia que era uma receita da Nigella, foi mais fácil recuperá-la. E agora que ela está aqui, espero que não suma mais da minha mesa. 🙂
Este molho fica extremamente cremoso e super aveludado e todos os sabores se equilibram de uma forma quase que mágica. É daquele tipo de comida que, na hora em que a gente acaba de preparar e experimenta, pensa logo: “não é possível que seja assim tão fácil!”.
Dica super interessante para os iniciantes na cozinha, para aquele jantarzinho especial ou para receber os amigos e impressionar sem passar horas no fogão. E, se quiser, combine o prato com uma carne ou peixe grelhado.
Linguine ao molho cremoso de limão
2 porções de linguine (ou outra massa longa de sua preferência)
1 gema de ovo
1/2 xícara de creme de leite
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 limão (raspas e suco)
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 ou 2 colheres de sopa de salsinha picada
Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.
Enquanto isso, prepare o molho: coloque o creme de leite, a gema, o queijo ralado e as raspas do limão em uma tigela e bata rapidamente com um garfo até que fique um creme homogêneo.
Prove e tempere com sal e pimenta do reino, misturando totalmente mais um pouquinho. Junte, então, o limão espremido e mexa até distribuir tudo muito bem.
Escorra a massa e reserve um pouco da água do cozimento em um recipiente em separado. Retorne a massa à panela e envolva-a com a manteiga, untando-a totalmente, com cuidado para não quebrá-la.
Por fim, distribua o molho homogeneamente pela massa. Se precisar, vá adicionando colheres de água do cozimento para deixar o molho mais suave.
Sirva em seguida o macarrão nos pratos e finalize com a salsinha picada.
Esta quantidade rende duas porções.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.