Filé de salmão à oriental
Encontrei um lindo filé de salmão na promoção e voltei com ele para casa já imaginando-o no prato com uma deliciosa crosta de gergelim. Sem receita, fui fazendo e no fim o gergelim não grudava nele como imaginei. Penso rápido, abro o armário e vejo o mel do ladinho do shoyo. Só podia ser um sinal e não tinha como dar errado. Acertei!
1 filé de salmão com pele
1 colher de chá de molho shoyo
1 colher de chá de mel
Mais ou menos 1 colher de sopa de gergelim branco e/ou preto torrado
1 colher de café de gengibre ralado (opcional)
Azeite, caldo de limão, sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha picada para decorar
Tempere os dois lados do salmão com sal, pimenta do reino, limão, um fiozinho de azeite o gengibre (se for usar) e deixe descansar por uns 15 minutos. Enquanto isso, misture bem o shoyo com o mel e espalhe o gergelim sobre uma superfície plana (um prato, por exemplo).
Em uma frigideira antiaderente, leve o filé para grelhar, primeiro do lado da pele. Quando a metade de baixo estiver esbranquiçada, vire e grelhe o outro lado.
Dica: sempre que possível, mantenha a pele do salmão durante o preparo. Ela mantém a carne macia e úmida, ajudando a deixar o peixe cozido da maneira correta.
Retire do fogo, espalhe a caldinha de shoyo com mel na superfície sem pele e encoste-a no gergelim. Garanto que o adocicado é leve, pois o salgado do shoyo suaviza o mel — lembra bem discretamente o sabor do molho tarê.
Para finalizar, coloque o filé com a crosta de gergelim para cima e salpique a cebolinha.
Eu servi — adivinhem! — com chips de inhame, meu mais novo vício alimentar, e uma saladinha colorida. Confesso que ficou ótimo.
eliansarie
31 de janeiro de 2013 em 17:08
A D O R E I !!!!!
luciana c.
31 de janeiro de 2013 em 20:04
Eu também!
É super fácil e fica uma delícia. 🙂
Pingback
31 de janeiro de 2015 em 12:37
http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2015/01/31/mais-de-20-receitas-de-comidas-japonesas-para-fazer-em-casa/