Sopa cremosa de palmito
Às vezes, quando a gente chega em casa cansado depois de um dia turbulento no trabalho, só quer tomar um bom banho, colocar um pijama quentinho e descansar. Mas uma sopa preparada com carinho parece que é um abraço gostoso, que reconforta protegendo a gente do mundo lá fora.
Existem algums opções super fáceis de sopas, que ficam prontas rapidinho, mas quando a energia está lá embaixo, uma boa dica é ter algumas porções congeladas. Esta sopa cremosa de palmito é ótima para esses dias: basta retirá-la do freezer ou congelador e depois esquentar na panela ou mesmo no micro-ondas.
Como num passe de mágica, teu prato de conforto está pronto para te aquecer o corpo e a alma.
Sopa cremosa de palmito
1 colher de sopa de manteiga
3 dentes de alho amassadinhos
300g. de palmito em conserva escorrido e picado (1 pote grande)
1 colher de sopa de farinha de arroz (ou de trigo)
2 xícaras de leite
1/2 litro de Caldo de legumes ou galinha (usei o caseiro, clique AQUI para acessar a receita completa)
1 xícara de requeijão (usei o Requeijão caseiro sem amido, clique AQUI para acessar a receita completa)
Sal e pimenta do reino a vontade
1 punhado de salsa e cebolinha picadinhas
Queijo parmesão ralado para servir
Em uma panela grande, derreta a manteiga e refogue o alho até começar a dourar. Depois, junte o palmito e refogue, mexendo por uns 3 minutos. Coloque, então, a farinha, misture bem e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
Adicione o caldo de legumes e espere cozinhar bem o palmito até ficar macio. Depois acrescente o requeijão, misturando tudo muito bem. Se quiser que fique uma sopa cremosa, bata no liquidificador (deixe uma fresta para que o vapor saia e o copo não exploda com o calor).
Retorne à panela e deixe cozinhar até engrossar um pouco. Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Incorpore um punhado das ervas picadas no creme e sirva em seguida com o queijo ralado.
Estas quantidades rendem até 4 pratos — se não for consumir tudo, congele em porções (potes) individuais por até 3 meses. Antes de consumir, deixe descongelar na geladeira e aqueça em seguida.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.