“O” bife (filé grelhado com molho cremoso de cebola e tomate)
Meus pais contam que há muitos anos (e bota muitos nisso) passava na TV um comercial de creme de leite em que este prato era suculentamente preparado ao som da música O Bife (nem sei se o nome oficial é esse mesmo, mas diz a lenda que sim). O argumento de vendas era que com o tal creme de leite um bife qualquer virava “O” bife, o melhor de todos.
Ao que tudo indica, não havia um passo a passo da receita mas, como meu pai ficava babando com este comercial, minha mãe teve que se virar nos trinta e dar um jeito de reproduzir o tal d’O bife para ele. E até hoje este é um cardápio comum na minha família.
Dia desses, quando acompanhava minha mãe no preparo, é que fui me aprofundar nesta história. E obviamente não podia deixar de registrá-la aqui para mim (e para vocês também). Uma alternativa deliciosa e super fácil de preparar, seja para um almocinho do dia a dia ou uma ocasião mais especial — e que também fica ótima com filés de frango.
“O” bife (filé grelhado com molho cremoso de cebola e tomate)
4 bifes médios (contra filé, alcatra ou até de frango)
1 dente de alho picadinho ou amassado
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola grande picada em cubos
1 tomate grande sem sementes picado em cubos
1 colher de sopa de molho inglês
200g. de creme de leite
Sal e pimenta do reino a vontade
Tempere os bifes com uma pitadinha de sal e o alho. Aqueça uma panela ou frigideira e derreta a manteiga. Um a um, grelhe os dois lados dos bifes e mantenha-os aquecidos.
Na mesma panela ou frigideira, coloque a cebola para refogar até começar a dourar. Adicione o tomate e o molho inglês, mexa e espere que murche. Apague o fogo e junte o creme de leite, misturando bem.
Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva o molho sobre os bifes e acompanhe-os com arroz fresquinho.
Esta quantidade serve bem duas pessoas.
UPDATE: minha mãe encontrou o vídeo do comercial no You Tube. Para assisti-lo, clique aqui. (O filme é de 1982, o ano em que nasci — ou seja, o muito tempo que comentei ali no início do post é exatamente a minha idade! 😛 )
Cassia
23 de julho de 2016 em 16:54
Luciana, fiz esse molho cremoso e realmente é uma delícila!
Como sou vegetariana adaptei para usar a receita com um fusili e ficou muito bom, temperei os tomates picados com um cubo de caldo de vegetais italiano que encontrei , com menos sódio e sem glutamato, ficou dez!
Acompanho seu blog faz um tempo, já fiz muitas das suas receitas… Adoro!
Tudo muito bom!
Luciana Carpinelli
23 de julho de 2016 em 19:41
Oi, Cassia. Obrigada pelo carinho! 🙂
Outra dica para usar este mesmo molho seria colocá-lo sobre vegetais grelhados (brócolis ou couve flor em floretes, berinjela ou abobrinha em fatias, por exemplo).
Beijão e volte sempre.
Sabrina
3 de março de 2017 em 19:14
Luciana, você acredita se eu te contar que tenho a receita original? Recortei de uma caixinha de creme de leite, provavelmente ha séculos atras e guardei, acho que eu ainda era criança. Tenho ela dentro do meu livro de receitas, se chama Bifes Cremosos.
Manoela
3 de março de 2017 em 22:45
Simplesmente amando o seu blog. Parabéns! ?
Luciana Carpinelli
3 de março de 2017 em 23:46
Jura, Sabrina? É muito diferente do que a minha mãe faz?
Beijo e volte sempre 🙂
Luciana Carpinelli
3 de março de 2017 em 23:47
Obrigada, Manoela. Fico muito feliz que esteja gostando. <3
Beijo e volte sempre!