Salada de salmão curado com agrião, lentilhas, ricota e cebola
A louca das saladas ataca de novo! Desta vez trago uma saladinha caprichada com direito a salmão curado, agrião, lentilhas vermelhas, ricota, cebola roxa e, para finalizar, um raminho de dill.
Mas também, com esse calorão de fritar ovo no asfalto só consigo pensar em comidinhas fresquinhas, refrescantes e bem práticas para não perder o tempo que poderia estar aproveitando o sol lá fora. Esta salada é tudo isso, além de ser linda, deliciosa e muito fácil de fazer — até o Salmão curado é caseiro e com um preparo super simples.
E o melhor é que, como este é um prato completo, dá até para substituir uma refeição leve, como o almoço nesses dias abafados em que a gente nem consegue comer direito.
Mais uma receitinha maravilinda do blog da Vivian, o Francinha Cooks. (E se você ainda não deu um pulo lá, não sabe o que está perdendo! 😉 )
Salada de salmão curado com agrião, lentilhas, ricota e cebola
250-300g. de Salmão curado em fatias (clique AQUI para acessar a receita completa)
3/4 de xícara de lentilha vermelha
1/2 cebola roxa pequena
Ricota fresca (se quiser usar a Ricota caseira, clique AQUI para acessar a receita completa)
Folhas de agrião
1 limão cortado em gomos (usei o siciliano)
Folhinhas de dill para acabamento
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Encha uma panela pequena com 3/4 de água e coloque para ferver. Enquanto isso, lave as lentilhas e, quando a água ferver, coloque-as para cozinhar em fogo baixo por 15 minutos ou até que os grãos fiquem al dente. (Cuidado para não virar uma sopa!). Escorra as lentilhas e deixe esfriar.
Tempere as lentilhas com azeite, sal e pimenta do reino e misture bem. Em dois pratos ou tigelas, monte a salada na seguinte ordem: agrião, lentilhas e salmão curado. decore com fatias finas de cebola, distribua por cima a ricota despedaçada e umas folhinhas de dill. Sirva com gomos do limão, para ser espremido na hora de comer.
Estas quantidades servem duas porções.
Bárbara Clara Brito
17 de fevereiro de 2017 em 1:08
Bela salada.
Beijinhos,
Clarinha
Luciana Carpinelli
17 de fevereiro de 2017 em 6:09
Bela e deliciosa, Clarinha. 🙂
Beijo e volte sempre!