“Aveioca” (versão da crepioca feita com aveia, sem glúten e sem lactose)
Essa “aveioca” é uma novidade para mim. Nunca tinha ouvido falar até minha mãe vir me contar toda empolgada que tinha aprendido a preparar uma versão ainda mais saudável do que a crepioca que eu adoro. No começo eu torci o nariz, confesso. Mas a empolgação era tanta que resolvi experimentar, meio desconfiada.
O preparo é muito parecido e igualmente fácil. E dá para rechear com o que você tiver à mão: queijos, ricota, frios, legumes e até bacon — tudo vai depender do seu objetivo. Eu usei meu queijo canastra que comprei no Mercado de Pinheiros, ficou simplesmente divino!
Mais uma opção gostosa e nutritiva para um café da manhã caprichado. Fica igualmente deliciosa e, por ser feita com a aveia, tem mais fibras do que a crepioca tradicional e carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico.
“Aveioca” (versão da crepioca feita com aveia, sem glúten e sem lactose)
1 e 1/2 colher de sopa de aveia*
1 e 1/2 colher de sopa de água morna
1 ovo
1 pitada de ervas finas desidratadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
* Importante: a aveia originalmente não tem glúten, mas quando ela é processada com outros produtos com glúten pode ser contaminada por ele. Por isso, se você não pode consumir nada que tenha glúten, fique atento quando for comprar.
Misture a aveia e a água e deixe hidratar por 5 minutos. Depois, quebre o ovo em um pote separado e, se ele estiver bom, junte à aveia. Bata com um garfo até espumar e tempere com as ervas finas desidratadas, sal e pimenta do reino a vontade.
Aqueça uma frigideira (se ela não tiver um bom antiaderente, pingue algumas gotas de azeite e espalhe-as com uma folha de papel toalha). Despeje a mistura de aveia com ovo na frigideira e gire-a para espalhar a massa, como uma panqueca.
Quando as pontinhas ao redor desgrudarem do fundo da frigideira, vire a aveioca (você pode usar um prato como apoio ou então jogar no ar como os chefs — eu uso sempre o prato). Caso vá usar algum recheio, espalhe-o sobre a superfície e espere até o lado de baixo também dourar.
Eu recheei minha aveioca com queijo canastra, que comprei em minha visita ao Mercado de Pinheiros, em São Paulo. Clique AQUI para acessar todas as minhas dicas e saber mais sobre o local.
Dobre a aveioca e sirva em seguida. Estas quantidades rendem uma aveioca.
Danielle
6 de março de 2017 em 23:56
Aveia contém gluten. Assim como o trigo, o centeio e a cevada. Melhor corrigir seu post.
Luciana Carpinelli
7 de março de 2017 em 0:18
Oi, Danielle.
Poxa, pelo jeito você não leu o meu post, né? Nele eu esclareço que a aveia originalmente não tem glúten, mas quando ela é processada com outros produtos com glúten pode ser contaminada por ele. Por isso, até alertei que quem não pode consumir nada que tenha glúten fique atento quando for comprar.
Melhor ter certeza antes de criticar. 😉
Grande abraço e volte sempre!
Luiz Eduardo
28 de abril de 2017 em 18:21
Boa tarde Luciana!
Achei muito interessante essas receitas.
Gostaria que me encaminha-se ( se for possível ) através do meu e-mail várias receitas que não contivessem Glúten e outras que não contivessem Lactose.
Agradeço-lhe antecipadamente e fico no aguardo do seu contato.
Abçs.
Luciana Carpinelli
28 de abril de 2017 em 18:29
Oi, Luiz. Obrigada pelo comentário!
Infelizmente não tenho condições de ficar enviando as receitas por e-mail, mas existem duas possibilidades:
1 – você pode assinar a newsletter (é só subir um pouco mais para o topo da página e preencher o campo de RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL)
2 – você pode acessar as galerias de receitas sem lactose (http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/category/sem-lactose) e sem glúten (http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/category/sem-gluten).
Espero que ajude.
Grande abraço 🙂
Marceli
25 de abril de 2018 em 5:24
Minha nutricionista mandou comer aveia e não via como fazer isso já q não gosto de mingau e nem vitamina, ai decidi fazer a aveioca e simplesmente amei! Deliciosa, nutritiva e fez um bem danado ao meu intestino e sacia bem viu? Pronto, serei adepta! Bjs e obrigada
Luciana Carpinelli
26 de abril de 2018 em 15:34
Que bom, Marceli! Eu adoro aveia de qualquer jeito, mas na aveioca fica mesmo muito bom.
Você já experimentou colocar aveia em bolos e bolinhos? Não muda muito o sabor e a textura, acho que você pode gostar também.
Beijo e volte sempre 🙂
Juliana Lima
24 de julho de 2018 em 4:56
Olá, Luciana! Queria saber se realmente é necessário hidratar a aveia e por qual motivo? Obrigada! Abraços
Luciana Carpinelli
24 de julho de 2018 em 6:17
Juliana, se não fosse necessário hidratar a aveia eu não colocaria nas instruções. Concorda? 😉
Ela precisa ser hidratada para ficar mais macia e se integrar melhor à massa.
Abraço!
lilia dias
8 de fevereiro de 2019 em 20:34
não achei gostosa mas não deixa de ser mais uma opção pro café da manhã rs
Quethere Miranda
8 de fevereiro de 2019 em 22:35
Nossa!!!!!!
Maria Angélica de Oliveira Silva
2 de julho de 2019 em 20:03
Boa tarde Luciana ,vou testar a sua receita hoje,e como você eu amo aveia.bj
Fran
3 de setembro de 2019 em 1:16
Li o post pela manhã e já testei no café da tarde.É muito boa a massa e leve.
Adorei a dica.