Molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais)
Uma das coisas que mais me deixam felizes quando passo um tempo com meus sobrinhos é que cozinhar é sempre uma ótima brincadeira. Desde me ajudar a quebrar ovos e medir os ingredientes para preparar um bolo de paçoca, por exemplo, a preparar (e devorar com gosto) os Chips de legumes, eles sempre me pedem para preparar alguma comidinha especial.
Da última vez em que estivemos juntos, a febre era a salsicha. Cá entre nós, não posso falar muito pois já confessei algumas vezes que meu maior guilty pleasure gastronômico é o hot dog. Mas convenhamos que não dá para viver de sanduíche e só, né? Pois então o desafio seríamos pensar juntos em um prato com esse ingrediente desde que não fosse junkie food. Logo meu sobrinho se lembrou das salsichas cabeludas que eu tinha feito uma vez e quis repeteco.
Nada mais é do que nosso velho conhecido macarrão com salsicha, só que com macarrão integral e alguns outros ingredientes secretos especiais que deixam o prato muito mais saudável e igualmente apetitoso. Mostrei a aventura lá no Instagram (já nos acompanha lá?) e o tal molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais) fez tanto sucesso que resolvi colocar na listinha de receitas a serem publicadas aqui.
Molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais)
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picadinha ou ralada
4 tomates grandes sem pele e sem sementes picados ou 1 lata de Tomates pelados
1/2 cenoura pequena picada
1/2 beterraba pequena picada
1/2 abobrinha pequena picada
1 colher de sopa de misso (pasta de soja)
+/- 1/2 xícara de água
Para o molho, aqueça o azeite e refogue rapidamente a cebola e o alho. Enquanto isso, bata no liquidificador o tomate com a água, a cenoura, a beterraba e a abobrinha.
Junte o creme ao refogado, misture bem e deixe ferver por mais ou menos 15 minutos em fogo baixo, até ficar mais avermelhado e menos roxo. Eu gosto de acrescentar um galho de salsinha e duas cebolinhas inteiras para cozinhar junto e dar sabor ao molho (retiro depois para evitar os verdinhos indesejados no prato).
Quando o molho já estiver apurado, coloque o misso que, além de ser rico em proteínas e vitamina B12, já é salgado e por isso não precisa acrescentar mais sal. Misture bem e desligue o fogo (importante: não é aconselhado ferver o misso para que não perca seus nutrientes).
Estas quantidades rendem duas porções deste molho de tomate especial.
Eu costumo já preparar o dobro de molho e deixar uma parte congelada em potes de vidro ou de cor escura para não manchar (conserve no congelador por até 3 meses). É importante lembrar de não deixar ferver na hora de esquentar novamente.
Dica: este molho com um pouquinho mais de água ou caldo de legumes vira uma sopa deliciosa!
Garanto que qualquer criança vai comer feliz sem nem suspeitar que os legumes e os nutrientes todos estão no prato. Acaba tudo rapidinho e ainda pedem repeteco! 😉
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.