Carpaccio de abobrinha
Não é segredo que sou super fã de saladas e também que adoro descobrir novas formas de servir os ingredientes de sempre. Este carpaccio de abobrinha junta as duas coisas: é um jeito super especial de servir a abobrinha — que até algum tempo não era muito minha amiga.
É uma saladinha leve e que mistura sabores e texturas interessantes, montando um prato bonito e super saudável, além de delicioso. Pode ser servido como uma salada mesmo, uma entradinha antes da refeição, ou como um petisco para acompanhar o happy hour leve. Para mim, é uma ótima opção de jantar light (para complementar a refeição, é só juntar umas torradinhas ou um pão sírio tostadinho que está resolvida).
Aproveite os últimos dias mais quentes de verão para experimentar esta delícia!
Carpaccio de abobrinha
1 abobrinha italiana pequena mas grossa
1 limão espremido
1/2 laranja espremida (usei da Lima, mais docinha)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
Nozes picadas
Pimenta rosa para enfeitar
Folhas de baby rúcula para servir
Sal e pimenta do reino a vontade
Lave bem a abobrinha e corte fatias bem finas (pode ser com uma faca bem afiada ou um mandolin). Arrume as fatias em dois pratos.
Dica: eu prefiro que o meu carpaccio de abobrinha fique bem crocante, então deixo ela crua. Se preferir, você pode colocar as fatias em uma tigela ou bacia e cobri-las com água fervente (borbulhando mesmo). Deixe cozinhar por 5 minutos e depois enxague com água bem gelada para parar o cozimento. Depois é só escorrer bem e continuar a receita.
No centro das abobrinhas, coloque um montinho de folhas de baby rúcula para enfeitar e também complementar o prato. Por cima, distribua as nozes picadas e a pimenta rosa. Tempere com um pouquinho de pimenta do reino moída na hora.
Em um pote com tampa que veda bem, coloque o caldo de limão e da laranja, o azeite, a mostarda e uma pitadinha de sal. Tampe e chacoalhe bem até ficar um molho homogêneo.
Você pode guardar os pratos com o carpaccio de abobrinha e o pote de molho na geladeira até a hora de servir. Não tempere a abobrinha com muita antecedência pois ela ficará molenga.
Pouco antes de servir, chacoalhe novamente o molho e distribua sobre o carpaccio de abobrinha.
Estas quantidades servem duas pessoas como uma refeição leve (se quiser, acompanhe de torradinhas ou uma fatia de pão) ou entrada.
Chef em Casa Receitas
12 de março de 2018 em 4:54
Adorei essa sua receita!