Potato skins (barquinhas de batata com queijo e bacon)
Ah, as comidinhas, essas porções que a gente come sem compromisso, muitas vezes com as mãos mesmo, são as minhas preferidas. Minha mãe muitas vezes chama de “porcaria” e eu sempre faço careta para esse nome. Podem ser deliciosamente calóricas como esta receita de Potato skins, tradicionalmente americana, mas na maioria das vezes as minhas escolhas têm calorias reduzidas.
É aquela velha história do equilíbrio, lembra? A gente baseia nossas escolhas em alimentos mais leves, nutritivos e saudáveis no dia a dia. Aí, de vez em quando, comer uma delícia dessa, com moderação, deixa a gente feliz e não vai fazer mal. Sem contar que, se a gente escolher ingredientes de qualidade e que a gente sabe a origem, tudo fica ainda menos pior (sabe como é, né?).
Essas Potato skins eu fiz para receber uns amigos em casa e complementaram uma mesa composta por Cogumelos à Bulhão Pato, Casca de banana louca (“carne louca” vegana), Patê de cebolas caramelizadas e Canapés superlight de salmão defumado no pepino, acompanhados por torradinhas.
Potato skins (barquinhas de batata com queijo e bacon)
Para cada batata:
1 batata media (preferencialmente da Asterix, com casca rosa)
2 a 3 colheres de sopa de queijo ralado (cheddar, provolone, parmesão etc.)
1 colher de sopa de bacon em cubos e frito (crocante)
Sour cream e cebolinha picadinha para servir
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Lave bem a batata com uma escovinha para tirar qualquer resíduo. Enxugue com um pano de prato limpo.
Com um garfo, fure a superfície da batata umas 4 ou 5 vezes. Arrume-a, inteira, em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 180°C até que esteja macia (o tempo vai depender do seu forno e pode variar de acordo com o tamanho da batata, mas deve levar entre 40 e 60 minutos). Use um garfo ou palitinho para sentir se está mesmo macia antes de tirar a assadeira do forno. Aproveite e suba a temperatura para 250°C.
Com a ajuda de um pano de prato dobrado, segure a batata e faça um corte, com uma faca de serra, no sentido do comprimento, formando duas barquinhas. Com cuidado, use uma colher para retirar a polpa da batata, deixando uma casca de mais ou menos 1 centímetro. (Reserve a polpa da batata para fazer um purê, por exemplo.)
Coloque novamente as cascas de batata em uma assadeira e tempere com um fiozinho de azeite, sal e pimenta do reino. Recheie as batatas com o queijo é o bacon por cima. Retorne ao forno por cerca de 5 minutos, apenas para começar a derreter o queijo.
Sirva em seguida suas potato skins, com colheradas de sour cream e cebolinha salpicada por cima.
Sugiro calcular 1 batata por pessoa como entradinha ou acompanhamento.
António Albuquerque
18 de março de 2018 em 23:37
Bom aspecto