Coxa e sobrecoxa de frango ao vinho
Frango ao vinho é uma preparação bastante tradicional na culinária francesa, chamada de Coq au vin. Nesta receita, geralmente são utilizados também cogumelos e um pouco de creme no molho. Como a minha ideia aqui é que esta coxa e sobrecoxa de frango ao vinho seja um dos pratos principais da ceia das Festas de Fim de ano, acabei simplificando um pouquinho — afinal, já há tantos complementos na mesa que menos é mais.
Esta proposta foge das preparações mais comuns nesta época do ano, mas não deixa nada a dever aos outros assados. Sem contar que o molho de vinho que sobra no final fica simplesmente irresistível (e eu diria que é perfeito para molhar o arroz com passas 😉 ).
Aproveite esta dica e inove este ano. Sou capaz de apostar que vai virar tradição na sua família!
Coxa e sobrecoxa de frango ao vinho
2 coxas com sobrecoxa de frango
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 ramo de ervas amarradas com barbante (alecrim, salsa ou salsão, cebolinha, tomilho, sálvia etc.)
1 folha de louro
1 cebola cortada em quatro partes
1 cenoura pequena em quatro partes
1/2 xícara de água
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Tempere o frango com sal, pimenta do reino e o alho, esfregando bem para a carne pegar o tempero. Reserve.
Junte em uma tigela o vinho, o extrato de tomate, as ervas, a cebola e a cenoura, misture e coloque o frango mergulhado nesta mistura. Tampe ou cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Depois da pausa, aqueça uma panela de fundo grosso em fogo médio e unte o fundo com um fio de azeite. Escorra o frango da marinada e coloque-o com a pele virada para baixo para dourar. Vire e deixe dourar do outro lado também.
Abaixe o fogo, despeje o conteúdo da tigela na panela, junte a água e tampe. Conte 45 minutos após começar a fervura.
De vez em quando, abra a panela para ver se o líquido reduziu muito. Se precisar, vá acrescentando cerca de 1/4 de xícara de água para evitar que o molho peque no fundo da panela.
Após este tempo, retire o frango e reserve em um prato. Peneire o caldo e descarte os resíduos. Retorne o molho à panela e deixe apurar um pouco até engrossar. Coloque o frango novamente no caldo e deixe aquecer.
Prove e, se precisar, corrija o sal. Sirva em seguida.
Essas quantidades servem duas porções de coxa e sobrecoxa de frango ao vinho. Eu acompanhei de Arroz de leite de coco com castanhas e uma saladinha.
MONIQUE HESSEL
20 de janeiro de 2020 em 10:10
Olá dá pra fazer com peito de frango?
Luciana Carpinelli
20 de janeiro de 2020 em 11:37
Monique, como eu sempre digo, a comida é sua, você pode fazer como preferir. Mas, neste caso, você até pode fazer com o peito, só que ele fica bem mais seco. A coxa/sobrecoxa fica mais suculenta e, como tem osso, ainda mais saborosa. 😉