Moqueca de salmão
Minha mãe cozinha muito bem e ela tem um repertório de receitas excelentes — mas dificilmente inova nos pratos que prepara (como as Casquinhas de siri, o Camarão ao catupiry, o Fondue de queijos, “O” bife e o Patê de alho, por exemplo, que são meus preferidos).
Só que ela experimentou uma moqueca de salmão no restaurante e se apaixonou completamente. Gostou tanto que resolveu que queria preparar em casa para um almoço em família. Tirou algumas dúvidas comigo e, no dia, simplesmente arrasou. É óbvio que eu tive que pedir a receita depois!
E o melhor é que não demorou mais de meia hora, entre o pré-preparo e chegar à mesa. Uma refeição caprichada, muito saborosa e nutritiva, além de super fácil de preparar. Para complementar o cardápio e acompanhar esta moqueca de salmão, basta um arroz fresquinho e uma bela farofa.
Moqueca de salmão
400g. de salmão em filé sem pele
1 cebola média cortada em rodelas
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 pimentão grande (ou dois pequenininhos — usei um vermelho e um verde) em rodelas
1 tomate grande em rodelas
130g. de extrato de tomate (1 latinha)
200ml. de leite de coco
1 limão espremido
1 colher de sopa de coentro picadinho (se você gostar, pode colocar mais)
Azeite de oliva, sal e pimenta a vontade
Comece lavando bem os ingredientes e picando-os de acordo com as instruções da lista acima.
Aqueça uma panela com fundo grosso e coloque o azeite para esquentar também. Em seguida, junte a cebola e o alho para refogar até começarem a dourar. Coloque 1 colher de sopa do dendê e a pimenta dedo de moça (se não gostar muito picante, retire metade ou o total das sementes). Misture e adicione o pimentão e mexa novamente.
Quando os pimentões estiverem macios, acrescente o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e misture mais uma vez. Assim que começar a juntar água no fundo da panela, arrume o salmão cortado em dois pedaços e cubra-os com o extrato de tomate, o leite de coco, o limão espremido, o coentro e a outra colher de dendê. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos com a panela tampada.
Em seguida, sirva a sua moqueca de salmão com arroz branco e uma boa farofa (eu servi com a Farofa de dendê). Como meu pai não come coentro, ela colocou a erva inteira e retirou na hora de servir, evitando as reclamações — ele nem percebeu o sabor. 😉
Esta quantidade serve bem duas pessoas.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.