Bolo churros (massa com canela e cobertura de doce de leite)
A boleira da família sempre foi minha irmã, mas me dou a chance de arriscar a preparar meus bolos de aniversário — pelo menos uma vez ao ano eu tenho que conseguir fazer um bolo fofinho, né? 🙂
Para este ano, resolvi que queria um bolo churros, com a massa aromatizada de canela e uma cobertura (ou recheio, se preferir) caprichada de doce de leite. Foi a oportunidade perfeita para inaugurar minha forma de bolos piscina, aqueles que ganham uma bela quantidade de brigadeiro, nutella, creme de limão… a última moda em bolos de vitrine por aí.
Adaptei levemente uma receita de bolo de canela e deu muito certo: ficou leve e bem aerada, uma delícia. Por cima, aquele exagero de leite condensado cozido na lata mesmo, sabe como é? Sim, esse mesmo, irresistível.
Aproveite que o sucesso é garantido!
Bolo churros (massa com canela e cobertura de doce de leite)
Para a massa do bolo churros:
2 ovos
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 pote de iogurte natural (170g.)
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento químico em pó
Para a cobertura do bolo churros:
Açúcar e canela em pó (opcional)
+/- 1/2 xícara de doce de leite
Unte e enfarinhe uma forma de bolo pequena (usei uma forma tipo Ballerine para bolo piscina, mas pode ser de buraco no meio).
Em uma tigela grande, misture os ovos com o óleo (uso sempre o de girassol) e o iogurte. Use um batedor de arame para misturar homogeneamente.
Sobre a mistura, peneire a farinha e o fubá com a canela em pó e incorpore completamente, formando uma massa. Por fim, junte o fermento sem bater.
Coloque a massa na forma e leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca 30 minutos ou até que o teste do palitinho saia limpo.
Importante: espere o bolo esfriar antes de desenformar.
Se quiser, polvilhe o bolo com um pouquinho de açúcar e canela para ficar mais parecido com churros. Pouco antes de servir, cubra o bolo com doce de leite (usei o de leite condensado cozido na pressão, meu preferido) espalhando com uma espátula ou usando um bico pitanga, como fiz.
Estas quantidades rendem um bolo pequeno.
Mariana
28 de setembro de 2020 em 16:59
Definitivamente esse é um dos bolos mais atrativos que vi, me sinto na obrigação de provar essa maravilha