Costelinha de tambaqui com crisps de taioba
Nada como um belo prato de comida para deixar a gente mais animadinha, né? 😍
Sempre que a energia abaixa por aqui vez ou outra, principalmente durante essa #quarentenaCP2ou1, eu tento logo lembrar do quanto sou privilegiada por ter minha casinha, meu conforto, a possibilidade de escolher (e muito bem, vejam só) a minha comida, amigos e familiares queridos que, apesar de distantes em um dia tão significativo, estão saudáveis e bem protegidos também.
Não tenho nem direito de me sentir triste diante de tantas coisas boas ao meu redor, não acha?
Pois então tratei de chacoalhar o esqueleto e me vestir de ânimo para preparar um almocinho especial para esta Sexta-feira Santa.
Escolhi fazer costelinha de tambaqui bem rápida, bem temperadinha e assada. Fiz um purê de couve flor bem cremoso para servir como base e, para finalizar, uns crisps bem crocantes de taioba.
A taioba é uma verdura de folhas verde-escuro que apresenta diversos benefícios para a nossa saúde. Considerada uma Planta Alimentícia Não-Convencional (PANC), ela é abundantemente encontrada em terrenos baldios e áreas rurais e hoje em dia já pode ser comprada em pequenas feiras de produtores locais e começa a aparecer mais frequentemente em hortas caseiras.
Costelinha de tambaqui com crisps de taioba
200g. de costela de peixe tambaqui
1/2 limão espremido
1 dente de alho ralado, amassado ou bem picadinho
1 colher de chá de salsinha e cebolinha bem picadas
1/2 folha pequena de taioba (ou couve manteiga)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Eu usei a costelinha de tambaqui congelada, então deixei na geladeira de um dia para o outro para descongelar.
Misture o caldo de limão com o alho, as ervas, uma pitada de sal e outra de pimenta mais cerca de uma colher de sopa de azeite. Arrume o peixe cortado em pedaços em uma assadeira antiaderente e pincele com este tempero, dos dois lados.
Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180°C por 10 minutos. Retire o alumínio com cuidado, vire as costelinhas e retorne ao fogo sem cobrir por mais cerca de 10 minutos ou até dourar.
Enquanto isso, prepare os crisps de taioba. Corte a folha retirando os talos mais grossos (você pode congelar e usar depois em sopas ou para fazer caldos de legumes).
Em uma panela, coloque água para ferver. Em uma tigela, coloque cubos de gelo e complete com água gelada. A gente vai branquear as folhas.
Quando a água estiver borbulhando, coloque a folha de taioba e conte 3 minutos — este tempo é importante para retirar o excesso de oxalato que a Taioba tem (uma substância que não é venenosa, mas se consumida em excesso pode causar edema de glote e asfixia). Após os 3 minutos, retire a folha da água quente e mergulhe-a na tigela com gelo, para dar o choque térmico e parar o cozimento.
Quando a folha estiver fria, enxugue-a bem com um pano de prato ou papel toalha e corte tirinhas finas. Caso não consiga a taioba, você pode usar couve manteiga.
Em uma panela alta, aqueça um dedinho de óleo vegetal ou de azeite. Aos poucos, vá colocando as tirinhas de folha e espere ficar crocante. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Repita até terminar.
Se preferir, coloque as tirinhas de taioba em uma assadeira, tempere com um fiozinho de azeite misturando bem e leve ao forno em 180°C até ficar crocante.
Você ainda pode fazer os crisps de taioba na air fryer. Coloque a couve envolvida por azeite no cesto da air fryer por 5-8 minutos até ficar crocante (preaqueça por 5 minutos em 180°C).
Quando a costelinha de tambaqui estiver assada e dourada, sirva com os crisps de taioba por cima. Na foto, acompanhei de Purê de couve flor.
Estas quantidades rendem uma porção.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.