O que você come de verdade?
Dizem que você é o que você come, mas essa definição eu passo porque, além de não ser um conjunto de alimentos ambulante, na vida nós temos diversas áreas que são tão importantes quanto a alimentação.
Vivemos com tantas regras, de forma consciente ou não, que nem sabemos mais o porquê da escolha de cada alimento. Você sabe o que você come? Sabe de verdade?
Essa pergunta parece simples, só que pode ir para uma variedade infinita de caminhos, porque comer não é algo simples. Por mais que alguns acreditem que alimentação tem relação apenas com o que a gente coloca na boca e o que acontece dentro do corpo depois disso, na verdade ela tem a ver com muito mais. Afinal, tão importante quanto qual o alimento e a quantidade dele que se come, é preciso se atentar às razões pelas quais se escolhe e de qual forma se come (de fato) esse alimento.
_ Quais alimentos fazem parte da comida que eu como? Se ele for embalado, quantos itens tem na sua lista de ingredientes?
_ É algo que eu preciso descascar, cortar, cozinhar, fritar, grelhar, colocar no microondas ou assar?
_ Quanto tempo demora para ficar pronto?
_ Esse alimento é da época? Em qual lugar eu compro?
_ Eu como sempre as mesmas coisas ou consigo variar?
_ Quanto tempo eu demoro para comer? Em qual lugar eu como?
_ Como em casa, no local ou peço para viagem?
_ O momento da refeição é sozinho ou em companhia?
_ No geral, eu faço muitas ou poucas refeições no dia?
_ Eu como olhando apenas para a comida ou me distraio com outras coisas?
_ Com o que eu realmente me preocupo durante a refeição? Com o sabor do alimento, se é certo ou errado comer aquilo, nos problemas da minha vida ou no meu trabalho?
.
Traduzindo em comida
Quando você vai comer um bolo gostoso, você realmente saboreia o bolo que está ali ou, por já saber que é gostoso, só come rápido sem prestar atenção? Se você está triste e come um bolo para ficar feliz, está realmente comendo o bolo ou alguma outra coisa?
Coloco esses questionamentos, mas não significa que em todas as refeições precisamos estar totalmente atentos. Em alguns casos, a distração pode ser necessária, desde que se saiba o porquê de ela estar acontecendo.
Para hoje tente algo diferente. Após finalizar a sua próxima refeição, pergunte-se: o que eu comi de verdade?
E um segredo: não existe resposta certa ou errada.
.
Mariana Ribeiro é nutricionista e te ajuda a fazer escolhas alimentares mais conscientes, em sintonia com o seu corpo, de acordo com o que há disponível e sem tirar o seu prazer em comer! Possui aprimoramento em transtornos alimentares pelo Ambulim, graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e também é formada como Técnica em Nutrição e Dietética, pelo Centro Paula Souza..
_ Instagram: @maribeiro.nutri