Pão de água para o World Bread Day 2021
Faz tempo que não posto e parece até que perdi o jeito. Estava ensaiando há algum tempo tirar o pó daqui e acho que o Dia Internacional do Pão pode ser uma excelente oportunidade.
A vida tem sido bem puxada nos últimos tempos, só que continuo continuo comendo, cozinhando e curtindo a cozinha de vez em quando, mas não sei porque perdi a mão de atualizar o blog e as receitas e fotos vão se acumulando. Um tanto de preguiça, outro de cansaço mental e vou sempre adiando, adiando… mas aqui estou eu!
À convite da Zorra, do blog Kochtopf, mais uma vez participo do World Bread Day, o evento criado há muito tempo por ela para reunir blogueiros do mundo todo que gostam de botar a mão na massa e fazer pães.
Este Pão de água foi um dos primeiros (se não o primeiro!) que me lembro de ter feito, uma receita que há algumas décadas está anotada no meu caderno de receitas. E ele também foi o primeiro que fiz no meu forno novo da casa nova. Uma massa bem simples e fácil que resulta em um pão super gostoso e fofinho — sem muito risco, sem muito erro.
Pão de água para o World Bread Day 2021
150ml. de água morna (não pode estar muito quente)
1 colher de chá de açúcar
5g. de fermento biológico seco
250g. de farinha de trigo
1 pitada de sal
Dissolva o açúcar e o fermento na água morna, cubra com um pano limpo e seco e espere fermentar por 10 minutos.
Em uma tigela grande, peneire a farinha de trigo e, aos poucos, coloque o líquido fermentado e misture bem. Repita até integrar bem o fermento à massa. Somente então, coloque o sal.
Ainda na tigela, vá amassando e sovando a massa por cerca de 10-15 minutos até que ela esteja lisa e bem integrada, sem grudar muito nas mãos. Cubra com o pano e deixe crescer por 30 minutos. (Eu costumo deixar dentro do forno desligado para evitar que pegue ar muito frio nesse processo.)
Após esta primeira pausa, divida a massa em 4 ou 5 porções, como preferir. Modele seus pãezinhos, arrume-os em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um bom espaço entre eles. Se quiser, salpique um pouco de farinha e faça cortes na superfície (eu usei uma tesoura e o corte ficou assim meio levantadinho). Cubra novamente e deixe descansar por mais 30 minutos.
Depois da segunda pausa, ligue o forno em 220ºC e espere esquentar por 20 minutos (enquanto isso os pãezinhos continuam crescendo).
Leve a assadeira ao forno preaquecido e deixe assar até começar a dourar a superfície (cerca de 20 minutos, mas lembre-se de que pode precisar de um pouco mais de tempo dependendo do seu forno).
Desligue o forno, retire os pães e deixe-os esfriar sobre uma grade. Após frios, guarde em pote bem fechado (se quiser, corte ao meio e congele por até 3 meses dentro de um saco plástico).
Estas quantidades rendem entre 4 e 5 pãezinhos.
Aproveite para navegar por todas as nossas Receitas de Pão ou para conferir outros pães deliciosos e comemorar também o Dia Mundial do Pão! 🙂
_ Pão integral de café
_ Pão das 10 dobras com azeitonas
_ Pão Challah
_ Pão de fermentação natural (Pain au levain)
_ Pão de milho
_ Coroa de caramelo e com uvas passas, do Ora, pitangas!
_ Brioche de Iogurte e Laranja, do Abóbora menina
_ Cruffins, do Cogumelo Vegetariano
zorra vom kochtopf
19 de outubro de 2021 em 5:22
Os pãezinhos estão fantásticos! Muito obrigado por participar do Dia Mundial do Pão.
Luciana Carpinelli
19 de outubro de 2021 em 8:24
Herzlichen Dank, Zorra! Für deinen Besuch und Kommentar und auch für ein weiteres Jahr der Mobilisierung unter den selbstgebackenen Broten.
Pingback
27 de outubro de 2021 em 10:00
https://www.kochtopf.me/world-bread-day-2021-roundup-part-1