Molho vinagrete básico
Esta pode parecer uma receita boba, mas juro que vira e mexe tem alguém que chega aqui procurando por uma receitinha básica de vinagrete e encontra o meu de maracujá ou o de hortelã. Para não deixar esses visitantes na mão, aqui está a resposta. E quem faz de olhos fechados sabe qual é a proporção correta de azeite e vinagre? Eu sei e conto para todo mundo.
1 tomate em cubos
1/2 cebola em cubos
6 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre ou limão espremido
1 colher de chá de ervas finas
Sal e pimenta do reino a vontade
Misture bem o tomate e a cebola com os líquidos, tempere com as ervas, sal e pimenta do reino.
Eu prefiro preparar com uns 30 minutos de antecedência e deixar curtindo na geladeira para que os temperos se integrem bem. Se bem acondicionado, o vinagrete pode ser conservado em refrigeração por até 3 dias.
Dica: o principal segredo do vinagrete é usar 1 parte de vinagre (ou qualquer outro ingrediente ácido) para 3 de gordura (óleos, azeite etc.) — e nada de água! — e misturá-los bem para ficarem emulsificados (unidos). Meu segredo para fazer essa mistura é colocar os dois juntos em um pote com tampa e chacoalhar bastante: o molho fica quase cremoso, uma delícia!
Se quiser incrementar seu vinagrete, substitua as ervas desidratadas por ervas frescas, acrescente 1/2 pimentão em cubinhos (verde, vermelho, amarelo ou uma mistura deles), 1/2 xícara de repolho bem picadinho, molho de pimenta a vontade ou 1 pimenta dedo de moça picadinha, pedaços de azeitonas etc. Para fazer um molhinho para acompanhar feijoada, acrescente 3 ou 4 colheres de sopa do caldo do feijão cozido e mexa bem.
Pingback
25 de novembro de 2013 em 18:01
http://cozinhandopara2ou1.com/2013/11/25/salsa-mexicana/
Pingback
9 de março de 2014 em 16:00
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/03/09/sanduiche-de-rosbife-com-vinagrete-queijo-e-mostarda-dijon/
Pingback
12 de novembro de 2014 em 19:06
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/10/26/bolinho-de-feijoada/