Farofa de aveia
Muita gente acha estranho, mas a aveia pode, sim, ser utilizada em receitas salgadas bem gostosas. Sem farinhas em casa, ataquei a aveia para fazer uma farofa diferente e super fácil.
1/2 xícara de aveia em flocos (ou flocos de quinua)
1/2 cebola picada
1 dente de alho em fatias
1 colher de sopa de azeite
1 ovo cozido picado ou 1 cenoura ralada ou 2 fatias de presunto/peito de peru picadinhas (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione a aveia, sempre mexendo, para que toste uniformemente. Se quiser, enriqueça sua farofa com ovo, cenoura ou presunto/peito de peru. Tempere a gosto.
A ideia é que seja um acompanhamento mais leve, mas dá até para colocar um pouco de bacon ou uma linguiça fininha em rodelas.
A aveia é rica em fibras alimentares, que auxiliam o funcionamento do intestino e contribuem para a redução da absorção do colesterol, além de prolongarem a sensação de saciedade (o que evita aquela vontade de comer porcaria entre as refeições). Por isso, ela é indicada em diversas dietas, até mesmo em algumas com restrição de carboidratos.
ana maria
22 de novembro de 2013 em 12:37
Adorei a farofa de aveia , sou diretora de uma creche , e recebemos na merenda aveia, só que em quantidade pequena. Esta farofa eu precisaria da quantidade certa para mais ou menos 70 pessoas.
ana maria
22 de novembro de 2013 em 12:40
Eu preciso saber a quantidade para fazer para 70 pessoas
Luciana C.
22 de novembro de 2013 em 12:56
Oi, Ana Maria.
Cozinho sempre em pouca quantidade (para 1 ou 2 pessoas), por isso não sei calcular as quantidades para todas essas pessoas. Esta receita deve servir bem até 2 crianças e, se eu tivesse que fazer para 70, multiplicaria as medidas indicadas… 🙂
Mas tenho certeza de que as crianças irão adorar esta farofa. Além de super saudável, ela é bem gostosa.
Volte mais vezes!