S.O.S. Despensa básica para o dia a dia na cozinha
Nada desencoraja mais um cozinheiro preguiçoso (como eu) do que uma despensa vazia. Tudo bem que as melhores criações acontecem quando a gente encontra só dois ou três ingredientes esquecidos lá no fundo, mas se você mantiver sempre pelo menos alguns itens básicos versáteis à disposição a tarefa fica mais fácil. E, para ajudar os iniciantes na arte de morar sozinho e ser “auto chef”, aqui está mais uma listinha*.
- azeite
- sal
- vinagre
- açúcar ou adoçante (e mel, se possível)
- tempero pronto sem sal (ou, se preferir, pode ser um potinho de alho picado e um de cebola triturada — eu gosto de ter sempre alho e cebola desidratados, que duram mais e são mais fáceis de guardar e usar)
- ervas finas desidratadas
- molho shoyo
- pimenta do reino
- outros temperos, ervas e especiarias de sua preferência
- pelo menos um tipo de pão que dure mais (pão de forma ou bisnaguinhas, por exemplo)
- arroz (veja as dicas de Arroz para um)
- 1 ou 2 tipos de massa da sua preferência (geralmente uma curta, como o penne, e uma longa, como o espaguete)
- extrato ou molho de tomate (sem temperos muito fortes para evitar exageros) ou então 1 lata de tomate sem pele
- 1 ou 2 tipos de farinha (de trigo, de rosca, de milho, de mandioca etc.)
- queijo parmesão ralado
- milho, ervilha e/ou seleta de legumes em conserva ou congelados
- azeitonas, se você gostar (duram bastante na geladeira e dão um sabor especial à comida — veja a receita do Batidinho multiuso de azeitonas, um coringa das geladeiras vazias)
Com esses ingredientes e algumas poucas noções de culinária, qualquer um consegue se virar na cozinha. Mas é bom lembrar que este “kit básico” não substitui completamente os pães de queijo congelados e os nuggets, que devem ser mantidos para eventuais emergências (a gente sempre tem uma recaída ;)).
Uma dica muito importante para quem cozinha pouco em casa ou apenas para si mesmo, é ficar sempre atento à validade dos produtos, tanto na hora de adquiri-los quanto na de utilizá-los. É interessante, também, verificar periodicamente se está tudo bom para ser consumido e, caso tenha algo por vencer, adiantar o seu uso: pior do que não ter um ingrediente em casa é mantê-lo na despensa esperando o dia da comida especial e descobrir na hora do preparo que ele está estragado.
* Importante: a lista básica de ingredientes varia muito de pessoa para pessoa e deve considerar os seus hábitos e preferências alimentares. Montei esta listinha com o objetivo de que a despensa tenha o mínimo de opções para uma refeição rápida e gostosa, mas ela não deve ser a lista de compras final. Sugiro fazer as adaptações de acordo com suas preferências ou restrições e incluir ovos, alguns tipos de carnes ou proteínas vegetais, verduras e legumes, cereais e outros produtos lácteos para manter uma alimentação mais balanceada.
* Fonte da foto: http://www.bbel.com.br
Larissa Sousa Sampaio Nogueira
8 de novembro de 2013 em 19:10
Me ajude, há muito tempo procuro uma lista de compras para duas pessoas que querem emagrecer, eu e meu marido, pessoas que têm pouco tempo e não aguentam mais comer quentinhas e fast food, não somos obesos, mas estamos em busca de saúde.OBRIGADA
Luciana C.
8 de novembro de 2013 em 19:31
Oi, Larissa.
Acho que não entendi… você quer que eu monte uma lista de supermercado para você, é isso?