Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão)
Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão) é uma pergunta que recebo frequentemente. Eles podem ser facilmente encontrados em tabletes ou em pó que dão sabor graças a uma quantidade enorme aditivos químicos que enganam suas papilas gustativas e o seu cérebro.
É por isso que nada substitui à altura um caldo caseiro feito com os legumes que você prefere e com a quantidade de sódio e de gordura que você escolher. E o melhor é que é muito fácil de fazer e pode ficar congelado prontinho à sua disposição para você usar no preparo de sopas e risotos, por exemplo.
Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão)
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 cenoura média
1 talo de salsão/aipo
Ervas frescas ou desidratadas a vontade
1,5 litro de água
Lave bem os legumes, corte-os em pedaços não muito pequenos e coloque-os em uma panela. Adicione as ervas de sua preferência e a água e deixe ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada por pelo menos 40 minutos.
Se quiser, coloque tudo em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 20 minutos após começar a chiar. Espere sair toda pressão antes de abrir a panela.
Eu prefiro não colocar sal para ficar mais neutro quando for usar mas, se quiser, tempere o caldo a gosto. Também não acrescento gordura para ficar bem light — se preferir, adicione a vontade (faça um refogado com os legumes ou regue com um fio de azeite).
Você pode congelar somente o caldo ou também os legumes. Eu costumo congelar metade do caldo coado em forminhas de gelo e a outra metade com os legumes em potes ou sacos plásticos para virar sopa. Assim, na hora de usar, você descongela somente a quantidade necessária para a preparação.
Dicas:
_ Estes legumes acima são os mais básicos para o caldo caseiro, mas você pode enriquecer sua receita com outros ingredientes disponíveis na geladeira (abobrinha, chuchu, brócolis, repolho, couve, agrião, alho poró, batata, abóbora, mandioquinha etc. — inclusive folhas, talos e sobras. Eu costumo congelar em um saco tipo ziploc as pontas e talos de legumes que utilizo no dia a dia e, quando tenho uma boa quantidade, preparo o caldo com eles.).
_ Para fazer o caldo de carne, acrescente cerca de 150g. de retalhos de carne ou ossos.
_ Para fazer o caldo de galinha, junte na panela a carcaça de frango ou o peito (este pode ser retirado e usado cozido ou desfiado depois).
_ Para fazer caldo de peixe, adicione a carcaça e/ou cabeça do peixe.
_ Para preparar um caldo de camarões, junte na panela as cabeças e carcaças dos camarões.
_ Eu gosto de acrescentar 2 colheres de sopa de missô (pasta de soja fermentada) para ficar um pouquinho mais nutritivo, depois de pronto (se apenas com legumes, temos um caldo vegano). É importante lembrar que, se tiver missô, o caldo não deve ser fervido para que não perca as propriedades nutricionais.
Pingback
8 de outubro de 2013 em 17:51
http://cozinhandopara2ou1.com/2013/10/08/macarrao-instantaneo-supersaudavel-macarrao-de-arroz-bifum-com-legumes/
Pingback
11 de julho de 2014 em 22:09
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/11/sopa-creme-de-mandioquinha-com-croutons-de-salame/