Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)
O Labneh é um dos queijos mais antigos do mundo e bastante popular nas mesas do Oriente Médio. É como um cream cheese, mas com um toque azedinho a mais, que pode ser servido puro ou temperado como entrada ou então ser utilizado como base de molhos e até como ingrediente em outros pratos.
Depois de finalmente conseguir acertar na receita do iogurte caseiro e não saber o que fazer com mais de 1 litro dele na geladeira, vi a receita de Labneh super fácil no blog australiano Simple Provisions e resolvi tentar. Se você é ansioso, prepare-se psicologicamente, pois para compensar a facilidade, essa receita demora para ficar pronta — o iogurte deve ser drenado por pelo menos 1 dia. Mas garanto que vale a espera.
Eu diminuí um pouco a receita e em vez de servir como um patê na tigelinha, como a Amelia fez, resolvi moldar bolinhas e jogá-las dentro do azeite condimentado. Assim, quando quiser, retiro apenas uma delas, já bem temperada e com a quantidade de azeite que quiser. Em um pote bem fechado, dura até duas semanas na geladeira (se você resistir! ;)).
Labneh temperado no azeite (queijo cremoso libanês de iogurte)
2 xícaras de iogurte integral (de preferência caseiro ou do tipo grego não adoçado)
1 pitada de sal
+/- 1/4 xícara de azeite
Temperos a gosto (eu usei 1/2 colher de chá de pimenta calabresa em flocos e 1 colher de chá de ervas finas desidratadas, além de uma pitadinha de pimenta do reino)
Acrescente o sal ao iogurte e misture bem. Coloque uma peneira sobre uma tigela grande (deve ficar um bom espaço entre a peneira e o fundo da tigela) e cubra-a com um guardanapo de tecido de trama fina (eu não tinha nada parecido em casa e usei um coador de café de pano bem lavado e enxaguado com vinagre, que ajuda a tirar os resíduos de sabão). Despeje o iogurte salgado sobre o filtro, tampe e deixe na geladeira por pelo menos 24 horas.
Dica: quanto mais tempo você deixar o iogurte drenando, mais firme vai ficando o Labneh. Eu deixei mais ou menos umas 36 horas para conseguir enrolar as bolinhas.
Enquanto espera seu queijo ficar pronto, mergulhe os temperos escolhidos no azeite para que comecem a saborizá-lo. Guarde-o em um vidro fechado em local escuro.
Quando o Labneh estiver pronto, molde bolinhas de mais ou menos 1 colher de sobremesa dele e mergulhe-as no azeite. Você pode servir como antepasto com pães ou torradinhas, como complemento de sanduíches ou como ingrediente base para molhos de salada.
Mantenha sempre em vidro bem fechado e na geladeira.
Berta Theodosis
26 de fevereiro de 2014 em 16:00
Eu faço isso com kefir em vez de iogurte. Sai do mesmo jeito.
Luciana C.
27 de fevereiro de 2014 em 12:56
Berta, assim vc me mata de vontade: nunca experimentei kefir! Mas dizem que vc precisa de uns grãos que não acho em nenhum lugar.
Vc tem alguma ideia de onde consigo encontrar? Dizem que o sabor é muito mais gostoso que o do iogurte.
Berta Theodosis
27 de fevereiro de 2014 em 15:38
Os granulos de kefir não se compram, são doados. Vc pode encontrar muitas informações no site http://www.kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br Eu começei o cultivo com uma doação da Yuki, administradora do site. Tb já doei para algumas pessoas que me escreveram solicitando. Se envia desidratado, da mesma forma que eu recebi, uma pequena quantidade que da para começar. Esses granulos vão crescendo e se multiplicando, claro que tem que ter paciencia de cuidarlos, e com o tempo tem sobrando, então o jeito é doar. Eu tenho um pouco em casa se vc quer me envia um e-mail para berosli@fdnet.com.br e te mando meu endereço.
Luciana C.
1 de março de 2014 em 12:55
Berta, muitíssimo obrigada pelas informações. Adoraria sua doação, vou te enviar um e-mail.
Mais uma vez obrigada 🙂
Bruno Costa
22 de junho de 2014 em 5:13
Conseguiu o Kefir? O meu cresce muito rápido, de 48h em 48h ele dobra de tamanho. Se precisar eu te mando metade do meu! É só me comunicar por inbox no Face!
Lais Lisboa
1 de maio de 2017 em 22:55
Dura quanto tempo na geladeira?
Luciana Carpinelli
2 de maio de 2017 em 6:59
Lais, se conservado dentro do azeite e na geladeira, pelo menos 1 semana (nunca sobrou mais do que isso para testar).
Abraço e volte sempre!
Thayza
28 de março de 2018 em 0:36
AMEI A RECEITA, TEMPEREI O AZEITE COM ZATAR FICOU DIVINO.
Luciana Carpinelli
28 de março de 2018 em 2:51
Que delícia! Adorei a ideia, nunca tinha pensado nisso mas já quero experimentar.
Beijo e volte sempre 🙂
Carine
1 de novembro de 2018 em 2:51
O azeite endureceu na geladeira. E ai?
Luciana Carpinelli
1 de novembro de 2018 em 17:11
Carine, pode deixar fora da geladeira até amolecer novamente.