Pavê delicioso de doce de leite com chocolate (sem glúten e sem lactose)
Eu amo doces e amo desafios. Quando colocados lado a lado, confesso que não sei dizer ao certo qual dos dois ganharia em uma disputa. Aí que juntar as duas coisas só pode significar uma excelente ideia, né?
Na semana passada, recebi uma caixa recheaaada de delícias sem glúten e sem lactose e um desafio muito mais que interessante: preparar uma receita irresistível com eles. É claro que eu adorei a ideia. Afinal, quer terapia mais gostosa do que ter de inventar um prato gostoso?
Confesso que não conhecia nenhum dos ingredientes selecionados para mim pela Paladar Sem Glúten, mas adorei descobri-los na prática. O resultado foi esse pavê delicioso e bonito — e juro que o sabor ficou realmente incrível, conforme o pedido.
A Paladar Sem Glúten é uma loja criada para atender à demanda crescente de pessoas com restrição alimentar. Trabalha com 12 marcas e mais de 100 produtos sem glúten, sem lactose, sem ovos, sem soja, sem milho e sem açúcar. As compras são realizadas pelo site (pagamentos via Pague Seguro), que traz também notícias, dicas e receitas como esta, que também vai estar lá.
Vamos então colocar a mão na massa!
Pavê delicioso de doce de leite com chocolate (sem glúten e sem lactose)
Creme:
200g. de leite condensado de soja
200g. de creme de leite de soja ou de arroz
2 colheres de sopa de maisena dissolvida em 4 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de alfarroba em pó (ou cacau/chocolate em pó)
Calda:
3/4 xícara de leite sem lactose ou de soja
1 1/2 colher de sopa de alfarroba em pó (ou cacau/chocolate em pó)
1 1/2 colher de sopa de açúcar (ou a medida equivalente de açúcar light ou de adoçante culinário)
Recheio:
300g. de biscoito champagne (ou outro doce de sua preferência) sem glúten
340g. de doce de leite de soja
2 colheres de sopa de raspas de laranja ou de limão
1 pitada de sal ou de flor de sal (opcional)
Cobertura:
1 barrinha de chocolate sem lactose (25g.)
Comece preparando o creme. Para isso, misture em uma panela o leite condensado com o creme de leite de soja ou de arroz, a maisena dissolvida e a alfarroba e leve ao fogo baixo, mexendo sempre sem deixar ferver até engrossar e virar um creme. Coloque em um recipiente e cubra com plástico filme encostado na superfície para não formar uma nata. Reserve.
Em seguida, acrescente as raspas de laranja ou de limão ao doce de leite e misture bem para quebrar um pouco o doce. Se quiser, acrescente também uma pitadinha de sal ou de flor de sal.
Para a calda, dissolva bem a alfarroba no leite e adicione o açúcar. Misture bastante para dissolver e reserve também.
Para iniciar a montagem, espalhe metade do creme no fundo de um refratário (o meu tem 17cm. x 17cm.). Vá mergulhando os biscoitos na calda, umedecendo-os bem mas sem deixar que comecem a desmanchar, e cubra o creme.
Recheie com o doce de leite e faça mais uma camada de biscoitos por cima. Finalize com o restante do creme, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos umas 3 horas para que as camadas assentem e o pavê fique mais firme.
Antes de servir, distribua o chocolate ralado fino em cima do pavê para enfeitar e deixá-lo ainda mais saboroso.
Ah, os snacks de legumes ao queijo e de bacon, da GoodSoy, eu comi (hoho) e simplesmente adorei. Sério, me surpreendi como são bons, mesmo sendo de soja (ah, o preconceito com ela) e com menos sódio e calorias que as versões tradicionais mais conhecidas!
Solange
10 de novembro de 2013 em 19:18
Lú, quantas calorias tem essa receita?
Luciana C.
10 de novembro de 2013 em 21:40
Solange, não sei calcular, não sou nutricionista. Mas apesar de não ter glúten e lactose, ele não é diet nem tem calorias reduzidas.
Pingback
26 de março de 2014 em 19:08
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/03/26/15-receitas-deliciosas-para-comemorar-o-dia-mundial-do-chocolate/