Torta gelada de iogurte com gengibre e romã (calorias reduzidas)
Quando comecei a pensar no Especial de Receitas para as Festas de Fim de Ano, o primeiro ingrediente escolhido foi a romã. Ainda em novembro vi para vender no supermercado e na hora me lembrei muito do fim de ano que passei na Alemanha.
Procurei algumas receitas com ela mas não gostei de nenhuma. E, como é rica em antioxidantes, uma das frutas mais nutritivas e ainda ajuda a diminuir o mau colesterol, resolvi inventar uma sobremesa saborosa e mais leve para encerrar bem as ceias de Natal ou de Ano Novo.
Gostei muito do resultado, mas se preferir você pode trocar a romã por outras frutas vermelhas frescas.
Torta gelada de iogurte com gengibre e romã (calorias reduzidas)
Para a massa:
140g. de biscoito doce (1 pacote, de preferência light/integral)
1 colher de sopa de margarina light (ou óleo de coco)
1 colher de sopa de mel
Para o recheio:
400g. de iogurte natural desnatado (se for do tipo grego, fica mais firme)
1 1/2 colher de sopa de mel
1/2 limão espremido
1 colher de chá de gengibre ralado
Para a cobertura:
Sementes de romã ou frutas vermelhas frescas
Com pelo menos 3 horas de antecedência, coloque o iogurte para dessorar. Apoie uma peneira grande ou escorredor sobre uma tigela, cubra-a com um guardanapo de tecido lavado e enxaguado com vinagre e depois com bastante água para tirar os resíduos de sabão (foto 5 abaixo). Coloque o iogurte sobre o guardanapo, cubra-o e deixe descansar na geladeira. O iogurte vai ficar mais cremoso e firme pois o soro vai se separar (este soro você pode usar para fazer iogurte caseiro).
Para a base, bata no liquidificador ou no processador de alimentos os biscoitos até obter uma farofa sem pedaços grandes (eu usei biscoito integral de cereais). Coloque em uma tigela (foto 1) e misture bem com o mel e a margarina/óleo de coco até distribuir os ingredientes e ficar parecendo com areia molhada. Com esta farofa, forre uma forma de fundo removível pequena (a minha tem 17cm. de diâmetro).
Eu começo apertando a farofa com uma espátula ou colher do centro para a lateral, deixando uma espessura uniforme (foto 2). Depois de apertar também a lateral, encosto uma colher na altura média da massa e vou girando a forma para alinhar a superfície (foto 3). Nos espaços desiguais, acrescento o resíduo que caiu das partes mais altas até ficar tudo certinho (foto 4). Deixe a massa bem comprimida para que fique firme e não desmanche ao cortar. Pode parecer exagero, mas isso deixa a torta mais bonita (e é festa, né?). Depois de pronta, leve à geladeira por pelo menos meia hora para ficar firme.
O iogurte já deve estar firme (foto 6) senão a torta desmancha na hora de cortar e servir. Com um garfo ou fouet, bata-o levemente com o limão, o mel e o gengibre (foto 7). Experimente e ajuste o sabor ao seu gosto (se quiser coloque mais limão, mais gengibre, mais mel…).
Distribua o creme sobre a base de biscoito, alise a superfície com uma colher ou espátula, cubra com plástico filme e retorne à geladeira por mais 30 minutos. Antes de servir, distribua as sementes de romã sobre a torta. Para isso, corte a romã ao meio, vire a parte do miolo sobre a torta e bata na casca com uma colher de pau ou o cabo de uma faca (as sementes e um pouco de suco cairão facilmente — mas tenha cuidado pois este suco pode manchar sua roupa). Se preferir, cubra a torta com outras frutas frescas.
Sirva a torta bem gelada e só desenforme na hora de levar à mesa. Esta quantidade rende até 6 pedaços pequenos.
Curiosidade: para os judeus, a romã é um símbolo de integridade e acredita-se também que ela traz amor, fertilidade e abundância.
Solange
17 de dezembro de 2013 em 19:18
Lú, se eu utilizar o iogurte grego que é mais firme, não tem necessidade de separar o soro, ele não tem soro não é?
Luciana C.
17 de dezembro de 2013 em 19:22
Solange, depende da marca que você usar porque algumas não são tão firmes, aí vale a pena colocá-lo para escorrer um pouco. Este que eu usei era grego mas soltou bastante soro. Se o iogurte ficar muito mole, o recheio vai escorrer quando você cortar o primeiro pedaço.
Solange
18 de dezembro de 2013 em 15:58
Ok Lú, geralmente eu compro o da Vigor, mas vou deixar escorrer um pouco, parece deliciosa essa torta, vou fazer para o Natal!!!! Boas Festas para você!!!
Luciana C.
18 de dezembro de 2013 em 16:12
Acho que não custa deixar escorrendo pra garantir a textura do recheio. Se não tiver soro, melhor ainda (da próxima vez não precisa mais).
Ficou mesmo uma delícia e super leve!
Bom Natal para você e para sua família e volte em 2014, principalmente para contar o que achou desta receita 🙂
Pingback
6 de maio de 2014 em 16:43
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/05/06/20-receitas-faceis-para-o-dia-das-maes/
Pingback
6 de maio de 2014 em 16:48
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/05/06/20-receitas-faceis-para-o-almoco-de-dia-das-maes/
Pingback
10 de novembro de 2014 em 10:27
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/11/04/20-receitas-especiais-para-deixar-as-refeicoes-mais-gostosas/