Talharim integral com brócolis assado ao alho e óleo
Você sabia que a mesma quantidade de brócolis tem mais proteínas do que de carne vermelha? Eu descobri há pouco tempo e, se já adorava comer as “arvorezinhas”, este virou um motivo a mais — principalmente na Segunda Sem Carne.
Esta receita eu vi a Rita Lobo preparando no programa Cozinha Prática e literalmente fiquei com água na boca. Não demorou muito para reproduzir em casa — a única mudança que fiz foi usar talharim integral para deixar um pouquinho mais saudável. Opção rápida, fácil e deliciosa para um almoço ou jantar.
Talharim integral com brócolis assado ao alho e óleo
2 porções de talharim (ou outra massa de sua preferência)
+/- 1 1/2 xícara de floretes de brócolis
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de sal
2 dentes de alho
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
1 colher de sopa de parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite
Pimenta do reino a vontade
Lascas de parmesão para servir
Corte o brócolis em floretes não muito grandes (o ideal é que o pedaço caiba inteiro na boca), lave-os e coloque-os de molho em água com o vinagre e o sal por mais ou menos 10 minutos.
Corte os dentes de alho em fatias grossas (se preferir um sabor mais suave, use-os inteiros e com casca). Com um descascador de legumes ou uma faca, corte um pedaço da casca de um limão — ela vai aromatizar os brócolis de uma forma incrível!
Em um refratário, coloque 1 colher de sopa de azeite, as ervas picadinhas, a casca do limão e arrume os floretes de brócolis bem escorridos. Distribua os dentes de alho e a outra colher de azeite, tempere com pimenta do reino (como o brócolis ficou de molho na água com sal e o parmesão é salgado, não precisa colocar mais sal) e dê uma misturada para distribuir os temperos. Finalize com o parmesão ralado.
Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos.
Enquanto isso, cozinhe o talharim conforme as instruções da embalagem para ficar al dente. Guarde um pouco da água do cozimento.
Retire o brócolis do forno e envolva o macarrão escorrido com o assado. Se ficar meio seco, acrescente aos poucos a água do cozimento e vá misturando até estar tudo muito bem distribuído, mas com cuidado para não “quebrar” a massa.
Divida a massa em dois pratos e distribua por cima lascas de parmesão (use um descascador de legumes para raspar o pedaço do parmesão). Esta quantidade serve duas porções.
Pingback
7 de junho de 2014 em 11:34
https://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/07/20-receitas-faceis-e-praticas-para-um-jantar-romantico-no-dia-dos-namorados/
Pingback
30 de junho de 2014 em 10:30
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/06/30/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-junho2014/
Pingback
19 de outubro de 2014 em 22:02
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/29/90-receitas-diferentes-e-faceis-para-o-almoco-do-dia-a-dia/