Ano novo, dieta nova
Temos diversas maneiras e momentos para encerrar ciclos, mas é comum haver um fechamento geral na troca de ano, muitos comemorando para agradecer o ano que se encerra e desejar coisas boas para aquele que se inicia. Com a alimentação, os ciclos não seriam diferentes.
Entre tantos desejos, se espera que no ano novo a alimentação também seja nova, ou seja, melhor do que naquele que passou. Seguindo esse caminho não faltam ideias como dieta detox, projeto verão e demais estratégias que prometem ser a solução para finalmente atingir o corpo desejado.
A receita é simples: adicione certos comportamentos (na maioria das vezes não saudáveis) e tenha transformações rápidas no seu corpo (como ganhar músculos, perder gordura, diminuir números na balança e afinar a cintura). Porém, alguns pontos sobre essas estratégias não são mencionados, como:
_ Nem sempre têm base científica
_ Não são sustentáveis a longo prazo (como faz para manter essa dieta?)
_ Quanto mais te proíbem de comer um alimento, mais vontade você terá (afinal, o proibido é mais gostoso, né?)
_ Caso não dê certo, a culpa será exclusivamente sua (te dirão que foi falta de foco, força e fé)
_ Se realmente fosse a solução, não precisariam a cada ano (eu até diria a cada mês) embrulhar essas ideias em um papel de presente diferente e fingir que é a nova resposta milagrosa
Para ter uma alimentação saudável de verdade no ano que se inicia, o caminho é mais simples do que parece!
Atenção: ser simples não significa que será fácil ou que não demandará atenção, comprometimento e responsabilidade.
Caso cuidar da alimentação seja um ponto importante para você em 2022, seguem aqui algumas dicas:
_ Coma ao menos 2 frutas por dia.
_ Adicione no seu prato, de almoço ou jantar, 2 alimentos do grupo das verduras, legumes ou hortaliças (por exemplo: abóbora, acelga, batata doce, alface, berinjela, jiló, pepino, quiabo, repolho, rúcula, tomate etc.), além dos outros alimentos da refeição.
_ Tenha sempre ao seu lado um copo ou garrafa de água, para não esquecer de se hidratar.
_ E por último, mas não menos importante, pense nos sabores que te agradam e podem colorir um pouco seu prato, olhos e paladar.
Feliz 2022!
.
Mariana Ribeiro é nutricionista e te ajuda a fazer escolhas alimentares mais conscientes, em sintonia com o seu corpo, de acordo com o que há disponível e sem tirar o seu prazer em comer! Possui aprimoramento em transtornos alimentares pelo Ambulim, graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e também é formada como Técnica em Nutrição e Dietética, pelo Centro Paula Souza..
_ Instagram: @maribeiro.nutri