Como aumentar a imunidade?
Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu “toma vitamina C” quando estava ou quis se prevenir de alguma gripe ou resfriado. Parece até um mantra para a imunidade, principalmente nos últimos tempos, mas será que apenas isso é o suficiente?
Aqui sempre falamos sobre refeições completas e existe um sentido por trás disso. Ao variar os alimentos que estão no seu prato, pensando nos diferentes grupos, sabores e cores, por tabela você também varia os nutrientes presentes naquela refeição. A vitamina C é importante para algumas funções do nosso corpo, mas precisamos de mais coisas: apenas ela não basta.
Quando se pensa na imunidade, e por consequência em alimentação saudável (uma anda junto com a outra, certo?), a ideia ainda assim é variar! Em vez de procurar cápsulas, comprimidos e suplementos pensando em resolver o que falta no seu prato, dê dois passos para trás e tente pensar primeiro na comida. Sabe por quê?
_ Naturalmente o alimento em tem uma composição específica que faz com que você consiga absorver melhor os nutrientes que estão ali dentro.
_ Ao contrário de cápsulas e afins, o alimento, além daquele um nutriente (que é conhecido como milagroso), possui também outros nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do seu corpo, como vitaminas, fibras, minerais e compostos bioativos.
Aproveito para deixar um lembrete: o que você precisa ter na sua rotina é comida, de preferência o mais natural possível!
Por aqui não tem milagre, mas temos alternativas reais para melhorar a sua alimentação no dia a dia. Se aventure em montar pratos coloridos e refeições completas com arroz, feijão, batata, abóbora, carnes (se você consumir), brócolis, beterraba, alface, castanhas, rúcula, rabanete, abacate, banana, melancia, carambola, maçã, mamão e o que mais você quiser colocar para dentro.
Falar de nutriente virou algo glamourizado, mas acredite: o básico funciona! Você não precisa se preocupar em saber quais nutrientes tem ali dentro, saber reconhecer os alimentos já é mais do que o suficiente. Ou vai me dizer que em vez de comprar uma laranja, na feira você pede “meia dúzia daquela coisa ali, fonte de vitamina C”?.
.
Mariana Ribeiro é nutricionista e te ajuda a fazer escolhas alimentares mais conscientes, em sintonia com o seu corpo, de acordo com o que há disponível e sem tirar o seu prazer em comer! Possui aprimoramento em transtornos alimentares pelo Ambulim, graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e também é formada como Técnica em Nutrição e Dietética, pelo Centro Paula Souza..
_ Instagram: @maribeiro.nutri