Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Contar calorias para comer bem?

Contar calorias para comer bem?

Quem nunca ficou interessado em saber a quantidade de calorias que um alimento tem? E quem já usou essa informação para decidir se iria ou não comê-lo?

Não é de hoje que existe uma preocupação em saber se um alimento é adequado ou não, com base na quantidade de calorias dele. Mas antes de tudo, você sabe o que é a caloria?

A caloria se trata de uma unidade de medida de energia e está presente nos nutrientes dos alimentos, porém utilizá-la como o único critério para a escolha do que você vai comer não é uma boa opção.

Muitas pessoas usam a contagem de calorias com o objetivo de emagrecer e associam isso com uma alimentação saudável, mas será que apenas esse número é o suficiente?

“Queime mais calorias do que você come” virou um mantra da “alimentação saudável”, pois se os rótulos nos mostram as calorias dos alimentos e os equipamentos de ginástica nos dizem o quanto gastamos… seria o bastante, né?

Das últimas décadas para cá a relação das pessoas com a comida mudou, muito se deve ao avanço da ciência que nos mostrou as funções positivas dos nutrientes no organismo, todavia uma supervalorização apenas do nutriente faz cada vez mais as pessoas se afastarem do amplo significado da alimentação.

Hoje diante de um prato de comida muitas pessoas ao invés de prestarem atenção no sabor, cor e aroma que ele tem, tendem a contar calorias, imaginar o valor nutricional, procurar saber o que é cientificamente permitido e emitir opiniões sobre os alimentos.

Comer se tornou um ato desconectado dos sinais internos que deveriam regulá-lo. Perdemos a capacidade de saborear os alimentos, de saber a hora de parar de comer, saber quando se tem fome e escolher alimentos por livre espontânea vontade.

Toda a ciência da nutrição tem extrema importância e deve ser considerada, assim como as calorias em determinados casos, porém recomendações específicas são individuais e precisam ser realizadas em consulta com o Nutricionista.

A minha dica de hoje para te ajudar a pautar suas escolhas alimentares é a seguinte:

Procure consumir alimentos frescos, que sejam da safra, estejam de acordo com a sua condição financeira, você goste do sabor e queira consumir naquele momento.

Para completar, segue o meu vídeo falando um pouco mais sobre (não) contar calorias:


.

De forma geral, pensar somente na questão biológica das calorias ou nutrientes dos alimentos por exemplo, se relaciona apenas ao funcionamento do organismo, e se esquece de toda a questão cultural e social do que comemos.


Mariana Ribeiro
é nutricionista, aprimoranda em transtornos alimentares e técnica em Nutrição e Dietética. É apaixonada pela ciência bioquímica e fisiológica da Nutrição, e acredita ser essencial associar esse conhecimento com o comportamento alimentar de forma que seja possível melhorar a relação das pessoas com os alimentos e o ato de comer, favorecendo a saúde e a adequada nutrição.

_ Acompanhe-a pelo Instagram @maribeiro.nutri
_ Inscreva-se no seu  canal no YouTube

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram