Como ralar queijo sem ralador
Quando escrevi a apresentação dos Truques e Dicas, inventei uma pergunta aleatória que eu poderia fazer ao Google quando tenho dúvidas culinárias: como ralar queijo sem ralador? Nunca tinha realmente tido essa dúvida ou pesquisado por isso, mas nos últimos dias apareceram aqui algumas pessoas procurando pela resposta (que até agora não aparecia nos resultados da pesquisa). Até agora.
A melhor forma para resolver esse tipo de problema, é providenciar os Utensílios básicos da cozinha mas, se surgir a urgência de um queijinho gostosinho para complementar um prato no meio da receita, mantenha a calma que há salvação. Ralar sem ralador é algo próximo do impossível, mas existem algumas alternativas. Vamos lá:
- Se você for o feliz proprietário de um processador de alimentos, seus problemas acabaram. É só escolher o disco de ralar que vem com ele, cortar o pedaço de queijo em porções menores, colocá-las na abertura da tampa e utilizar o botão “pulsar” do aparelho até chegar ao ponto desejado.
- Caso você não tenha a salvação acima, raspe a superfície da peça de queijo com uma faca de serra e cairão alguns farelos muito próximos do que você deseja.
- Outra opção é deslizar uma faca bem afiada ou um descascador de legumes sobre o queijo e você terá lascas largas. Para deixá-las menores, você pode despedaçá-las com as mãos, cortá-las com uma faca ou então usar a faca/descascador nas quinas da peça — as lascas já sairão mais finas.
- Em último caso, se sua faca não for muito boa (voltamos aos Utensílios básicos ;)), você pode cortar fatias o mais finas possíveis e, depois, cortá-las novamente em tirinhas finas como no corte à Julienne. Esse truque vale também para transformar queijo fatiado em algo próximo do ralado.
Ah, e para evitar este problema outras vezes, providencie um raladorzinho. Você encontra modelos simples até em lojas de R$1,99! 😉
Luciana
13 de fevereiro de 2018 em 4:13
Obrigada, foi bem útil.
Maciel
13 de setembro de 2020 em 9:43
MUITO BOM DICA MUITO BOA