Exagerei no sal. E agora?
Quem nunca errou a mão no sal e viveu aquele momento de desespero ao perceber que a refeição poderia ir para o lixo? Acho que até mesmo os cozinheiros mais experientes de vez em quando passam por isso. Mas calma que tem jeito de corrigir o equívoco e recuperar a receita!
Antes de começar com as dicas para corrigir uma receita muito salgada, acho que é interessante reforçar que devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de sal que utilizamos. Isso porque “o brasileiro consome duas vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a maior parte disso deve-se à adição de sal de cozinha à comida pelos próprios consumidores, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia)”.
E o mais impressionante é que o grande vilão não são os alimentos processados e industrializados, mas a comida preparada em casa: “70% do sal consumido no Brasil é adicionado aos alimentos pelo próprio consumidor.”
Mas qual é o problema de se ingerir pratos bem temperadas? “O consumo excessivo de sódio aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, que são a principal causa de morte no Brasil.” (Para mais informações, acesse a matéria completa sobre isso.)
Agora, depois dessa importante introdução, vamos às questões práticas:
_ Se você provar a comida e perceber que está com sal demais, descasque uma batata, corte-a ao meio e coloque-a para cozinhar junto na panela por uns 10 minutos. Ela absorve o excesso de sal e o sabor da comida ficará mais agradável. Você pode deixar a batata no prato ou utilizá-la em outra receita (ela não ficará salgada demais.)
_ Não tem batatas em casa? Dependendo da receita, você pode acrescentar um pouco de leite ou creme de leite. Além de ajudar a corrigir o sal, ainda dá um toque especial ao prato.
_ E, se nenhuma dessas sugestões resolver, aumente a receita, colocando um pouco mais de cada ingrediente (menos o sal). Assim o sabor salgado se distribui melhor.
Foto: reprodução istockphoto (jirkaejc)
Andreza
6 de junho de 2014 em 15:08
queria poder de parar de utilizar o sal de cozinha para cozinhar,mas acho que é impossível?
Luciana C.
26 de junho de 2014 em 2:08
Andreza, você pode trocar o sal ou pelo menos diminuir bastante a quantidade se usar outros tipos de temperos, como ervas (frescas ou desidratadas) e especiarias, por exemplo. Eu quase não uso sal nas minhas receitas 🙂
Laerte
8 de junho de 2016 em 0:17
Dizer que 70% do sal é adicionado aos alimentos pelo próprio consumidor não quer dizer que o brasileiro consome sal em excesso, pode muito bem significar que o consumidor come ao menos 70% das refeições em casa e come 30% de alimentos industrializados, o que é um fato alarmante haja vista a invasão dessas porcarias industrializadas nos mercados.
Bruna
5 de maio de 2018 em 7:17
Quem aí sabe dizer caso de toucinho
pré frito, ou do torresmo… , pois só encontro
sobre coisas que todos já sabem…
Luciana Carpinelli
6 de maio de 2018 em 4:34
Bruna, não é porque VOCÊ sabe que TODOS sabem. 😉
Mas não consegui entender o seu comentário… não consigo responder.
Rita De Cassia Do Amaral Silva
16 de outubro de 2018 em 18:58
Salguei a salada de batata.como fazer ?
Luciana Carpinelli
16 de outubro de 2018 em 20:41
Rita, você leu as dicas aí em cima? Você pode aumentar as quantidades dos outros ingredientes (menos o sal). Ou então acrescentar um pouco de creme de leite, requeijão ou iogurte, por exemplo. Boa sorte!
Juliane
20 de outubro de 2018 em 18:40
Luciana, eu diz bolinho de carne moida frito. E só descobri que estava salgado depois que fritei tudo (vacilo meu não provar antes) .. Será que o unico jeito será acrescentar molho e batatas? Meu marido não gosta de nada com molho 🙁
Luciana Carpinelli
20 de outubro de 2018 em 18:54
Poxa, missão quase impossível! Com o bolinho pronto fica um pouco difícil de tirar o sal em exagero, mesmo colocando no molho (o sal não vai sair do bolinho e ir para o molho, entende?).
Talvez o que você poderia fazer seria amassar os bolinhos para voltar a ter uma “massa” e talvez juntar com um pouco de batata amassada. Aí então formar bolinhos novamente, tipo croquetes, sabe? Acho que deve dar certo.
Beijo e boa sorte! 😉
Mercia
12 de janeiro de 2019 em 18:06
Se ao Fritar peixe descobrir que ficou salgado ?? Nada pode ser feito?????
Luciana Carpinelli
13 de janeiro de 2019 em 21:38
Não tem como tirar o excesso de sal do peixe pronto.
Você poderia tentar servir com um molho sem muito sal ou então usá-lo em outra preparação (desfiado no molho, gratinado, em uma salada etc.).
Ana Salvatore
15 de janeiro de 2019 em 21:11
Não respondeu a minha pergunta, a salada de berinjela está pronta e salgada 🤭😲🥴
Luciana Carpinelli
16 de janeiro de 2019 em 18:46
Mágica eu ainda não sei fazer. 😉
Lu
22 de janeiro de 2019 em 19:05
Haja paciência hein
Robson Araújo
22 de fevereiro de 2019 em 1:16
Boa noite gastaria de saber como eu faço para dessalgar a farinha temporada que eu fiz.
Luciana Carpinelli
23 de fevereiro de 2019 em 4:48
Robson, vc leu o que está escrito no post aí em cima? Está bem claro, olha só: se nenhuma dessas sugestões resolver, aumente a receita, colocando um pouco mais de cada ingrediente (menos o sal). Assim o sabor salgado se distribui melhor.
Bruna
29 de maio de 2019 em 18:38
E torta já assada, será que tem algum jeito de aproveitar ou consertar?
Consertar deve ser impossível, mas tem alguma sugestão pra aproveitar de alguma forma?
Luciana Carpinelli
29 de maio de 2019 em 20:43
Poxa, acho difícil recuperar a torta já assada. Uma solução seria servi-la com algum creme sem sal (algo como um creme azedo/sour cream, chantilly salgado com quase nada de sal, cream cheese ou requeijão)…
Vanessa
14 de junho de 2019 em 1:46
Fiz carne moída cozinha e ficou muito salgada me atrapalhei quando fui colocar sal. O que posso fazer para tirar? Cozinho mais de carne sem sal ou acrescento creme de leite? Fiz 1kg. Se tiver outra sugestão. Muito obrigado 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Luciana Carpinelli
14 de junho de 2019 em 5:44
Vanessa, você pode usar essa carne moída para fazer um molho a bolonhesa. Junte bastante tomate picado e deixe cozinhar bem até que ele desmanche, sem precisar colocar sal. Deve ficar uma delícia! Boa sorte 😉
Gerusa
7 de julho de 2019 em 23:39
Oi fiz canelone com molho de carne moída só percebi que estava salgado na hora que fui comer tem como tira o sal?
Luciana Carpinelli
8 de julho de 2019 em 4:55
Olha, com o prato já pronto fica bem difícil corrigir qualquer coisa. Mas talvez você consiga suavizar o sal com um molho branco sem muito tempero — é uma tentativa.
Boa sorte!
SANZIO ZECCHIN
15 de julho de 2019 em 19:30
Luciana, bom dia.
Fiz uma tapenade de azeitonas pretas que ficou extremamente salgada, apesar de eu ter lavado as azeitonas, as alcaparras e o aliche. Como fiz uma quantidade grande, para 8 pessoas, não queria jogar fora. Busquei na internet alguma sugestão de como tirar o excesso de sal, mas não consegui uma resposta. Os métodos básicos não podem ser aplicados, pois não dá para cozinhar com batata, colocar leite ou ricota, aumentar a quantidade do ingrediente não salgado (no caso, usei azeite, alho, limão e salsinha).
Alguma sugestão de como transformar a tapenade em outra coisa? Misturar com carne moída, com molho de tomate, algo assim?
Obrigado
Luciana Carpinelli
15 de julho de 2019 em 21:53
Sanzio, você poderia sim acrescentar a tapenade em algum molho ou até usar como recheio de um pão se usar uma massa mais neutra, por exemplo. Mas acho que a forma mais fácil seria misturá-la com ricota, creme de ricota ou cream cheese, por exemplo, e preparar um patê. Acredito que ficaria ótimo!
Sergio Melo
1 de agosto de 2019 em 2:31
Tem como corrigir uma caponata salgada?
Luciana Carpinelli
1 de agosto de 2019 em 14:50
Acho que a única forma de manter como caponata mesmo seria aumentar a quantidade dos outros ingredientes, menos do sal.
Outra forma de aproveitar a caponata seria usá-la com um molho de tomate sem sal ou espalhar bem como o recheio de pão sem sal na massa.
Abraço e boa sorte!
Ana Dos reis
2 de outubro de 2019 em 0:34
Como tiro o Sal do bolo deitei um pouco de sal a mas
Luciana Carpinelli
2 de outubro de 2019 em 6:45
Ana, infelizmente acho bem difícil dessalgar a massa de bolo assado.
Acho que desta vez não tem salvação.
Joice
16 de outubro de 2019 em 4:20
Boa noite, No feijão resolve acrescentar mas feijão pra tirar o sal
Luciana Carpinelli
16 de outubro de 2019 em 15:45
Oi, Joice. Adianta sim.
Como você teoricamente colocaria mais sal para fazer mais feijão, se você acrescentar mais feijão sem sal ao que está salgado, o sal vai se distribuir.
Abraço!
Ariele
26 de novembro de 2019 em 19:11
Fiz uma carne no forno com sal grosso mais como tava demorando resolvi colocar na panela de pressãomais quando tirei da forma percebi que estava uma salmoura entao lavei coloquei cebola e um pouco de molho de tomate mais ainda mesmo assim nao resolvel o que devo fazer
Luciana Carpinelli
26 de novembro de 2019 em 22:02
Ariele, neste caso o sal deve ter sido absorvido pela carne e ela mesma ficou bem salgada, certo?
Minha sugestão seria usar esta carne para preparar uma sopa. Eu cortaria em pedaços e colocaria com o molho mesmo em uma panela com um bom refogado, bastante água e alguns legumes picados (sem acrescentar sal). Acho que isso ajudaria a distribuir melhor o sal com os outros ingredientes.
Você poderia até acrescentar arroz ou um macarrãozinho para ajudar.
Espero ter ajudado!
Heloísa Fátima Scalon
28 de novembro de 2019 em 16:15
Como tirar sal de amendoim frito com algo que ficou muiiiiito salgado?
Luciana Carpinelli
28 de novembro de 2019 em 20:16
Não entendi sua pergunta, Heloísa. O amendoim que ficou salgado?
Aline De Oliveira Pereira Maia
13 de março de 2020 em 4:40
Boa noite, fiz panqueca e me atrapalhei no sal, tem salvação? Eu não queria ter que jogar fora, só senti o sal após estar pronto… Vacilo meu
Luciana Carpinelli
13 de março de 2020 em 12:59
Aline, vai ser difícil “tirar” o sal da panqueca pronta. Eu tentaria minimizar usando um recheio menos salgado assim como um molho mais suave, sem queijo que aumenta ainda mais o sal.
Uma dica: sempre comece colocando pouco sal e experimente. Se precisar, você coloca mais e experimenta de novo (mesmo a massa crua). 😉
Filipe Reis Dias
7 de maio de 2020 em 22:06
Boa noite, eu fiz um bolinho de carne moida de 3 tipos (BLEND) pra fazer hamburguer artesanal, pesei a mão no sal e so percebi quando descongelei uma pra fazer, tem algum jeito de nao perder as outras? lavar pra ver se o sal sai ou algum outro metodo? desde ja obrigado!
Luciana Carpinelli
8 de maio de 2020 em 23:02
Filipe, lavar o hambúrguer vai fazer com que o sabor da carne também saia junto com o sal.
Minha sugestão seria misturar o hambúrguer com mais carne moída antes de grelhá-lo. Caso queira já deixar os outros assim (descongelar e misturá-los a mais carne), você teria que grelhá-los antes de congelar, uma vez que não é congelar novamente o mesmo alimento que já foi congelado ainda cru. O recomendado é somente congelar de novo depois de algum tipo de preparo/cozimento.
Ah, e uma dica importantíssima: a gente nunca coloca sal na “massa” do hambúrguer, ele deve ser temperado apenas na grelha ou frigideira. Da próxima vez, misture somente as carnes, sem sal ou pimenta do reino.
😉
Janieli
15 de maio de 2020 em 14:36
Oi, eu queria saber como tirar o sal de um hambúrguer de grão de bico?
Luciana Carpinelli
15 de maio de 2020 em 19:10
Oi, Janieli.
Se o hambúrguer já está pronto, é mais difícil de tirar o sal. Talvez serví-lo com acompanhamentos sem sal ajude a equilibrar.
Outra possibilidade seria misturar a massa com mais ingredientes usados nela, mas sem nada de sal.
Roque
18 de maio de 2020 em 2:35
Olá luciana, acabei de consertar minha beringela no forno que tinha ficado salgada, parabéns pela paciência e obrigado !!
CITINA RODRIGUES
21 de julho de 2020 em 1:04
comprei um polvo congelado embalado a vácuo, procedente do Ceara´, mas mesmo lavando-o, constatei após o cozimento, que o polvo estava hiper-salgado. è possivel que os frigorificos salguem um fruto do mar antes de congelar, se sabemos que o congelamento potencializa o sal de alimentos congelados?
Luciana Carpinelli
21 de julho de 2020 em 10:39
Mercia, acredito que seria mais adequado perguntar para eles diretamente. Não sei qual é o frigorífico nem conheço as práticas de conservação que usam.
Terezinha Vieira Rios Alves
3 de agosto de 2020 em 12:41
Boa tarde Luciana, meu sonho é saber a quantidade certa de tempero para carne, exemplo, para um quilo de carne, quantas gramas de tempero. Nunca acerto no tempero de carne, peixe e etc. Ou fica salgado ou sem sal. Obrigada.
Luciana Carpinelli
3 de agosto de 2020 em 23:34
Terezinha, a vida seria tão mais fácil se existisse medida exata para tudo, né?
Infelizmente não há um padrão de quantidade de temperos por diversos motivos. Primeiro porque eu prefiro comida com menos sal e mais condimentos e você pode gostar bem salgada.
Depois, tem também o tipo de carne e o tamanho, por exemplo em peça, em bife, em pedaços, moída… para a peça inteira, por exemplo, o sal precisa atravessar toda a espessura dela para chegar até o centro, ao mesmo tempo em que o sal se distribui muito mais fácil na carne moída. Depende também do tipo e do tempo de preparo assim como dos outros ingredientes que você também vai usar: ervas, pimenta, especiarias e condimentos, queijos, molhos etc.
Não existe uma fórmula mágica! Procure referências confiáveis e vá experimentando sempre e registrando as experiências para as próximas vezes. Com o tempo você vai entendendo melhor como chegar ao resultado que você gosta. 😉
creosoldierhebrhi
20 de novembro de 2020 em 13:10
ajudou em nada! como eu vou botar batata ou creme de leite em couve refogada???
Luciana Carpinelli
20 de novembro de 2020 em 15:06
Mágica para retirar sal da couve refogada eu ainda não sei fazer (duvido que alguém saiba!), mas que pena que você estava com tanta vontade de reclamar que nem leu as dicas aí em cima. Conforme está escrito, você poderia aumentar as quantidades dos outros ingredientes menos o sal.
No caso de acrescentar um pouco de creme de leite, sua couve poderia ser transformada em um molho para macarrão ou até em um recheio para uma quiche, por exemplo.
Além de atenção na hora do preparo, cozinhar exige criatividade para reaproveitar mesmo uma preparação salgada. Boa sorte!
Suzi
10 de fevereiro de 2021 em 21:00
Meu antepastos ficou com muito óleo o que fazer
Luciana Carpinelli
11 de fevereiro de 2021 em 22:44
Você pode escorrer o óleo (e inclusive usá-lo para temperar saladas ou refogar legumes depois).
Virginia Paula Silva Nykanen
11 de abril de 2021 em 7:45
Olá! Fiz uma bolinho de bacalhau, uma delícia, mas ficou salgado. O que seria preferencial: adicionar o pure de batatas ou ovo + creme? Talvez uma lasanha de bacalhau…o que nao posso é perder meu bacalhau. Um abraco e obrigada!
Luciana Carpinelli
11 de abril de 2021 em 12:57
Eu faria um escondidinho de bacalhau. Dá para colocar a massa do bolinho embaixo, uma camada de queijo cremoso (de preferência um requeijão ou cream cheese que não seja muito salgado) e cobriria com o purê. O que acha? 😉
Thaís konno
21 de agosto de 2021 em 23:51
Salguei muito a papinha de legumes da minha filha o que fazer ?
Luciana Carpinelli
22 de agosto de 2021 em 12:54
Um bom começo seria ler as dicas que coloquei ali em cima no texto 😉
ana
30 de dezembro de 2021 em 19:28
boa noite como tirar o sal da maionese temperada que fiz
Ana
30 de dezembro de 2021 em 19:30
adorei as dicas a cima aguardando minha resposta bjs
Luciana Carpinelli
30 de dezembro de 2021 em 22:57
Ana, fiquei com a impressão de que você não leu o post acima.
Veja só:
Dependendo da receita, você pode acrescentar um pouco de leite ou creme de leite. Além de ajudar a corrigir o sal, ainda dá um toque especial ao prato. E, se nenhuma dessas sugestões resolver, aumente a receita, colocando um pouco mais de cada ingrediente (menos o sal). Assim o sabor salgado se distribui melhor.
Boa sorte com sua maionese!
Luciana Carpinelli
30 de dezembro de 2021 em 22:58
Sua resposta está acima: tanto no comentário anterior como no post.