Queimaduras na cozinha: primeiros socorros e cuidados
Costumo dizer que o fogão não é um bicho de quatro bocas, mas ele pode virar vilão de vez em quando. Um dos acidentes domésticos mais comuns é a queimadura na cozinha e, conforme prometido, preparei este post — com a colaboração de um dermatologista, meu amigo Dr. André Borges. Aprenda a cuidar de forma adequada e evitar cicatrizes.
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar e no caso das queimaduras na cozinha não é diferente. Por isso, nunca é demais reforçar alguns cuidados importantes:
. não deixe líquidos inflamáveis (como o álcool e bebidas alcoólicas) próximos do fogão;
. evite que as panelas fiquem com os cabos virados para fora do fogão para evitar que se esbarre neles e o conteúdo quente derrame (na gente);
. tenha sempre à mão uma luva apropriada para retirar assadeiras quentes do forno e escorrer massas, por exemplo;
. mantenha o cabelo, panos de prato, toalhas, luvas térmicas, mangas de roupa e quaisquer outros materiais de tecido ou plástico afastados das chamas dos fogões;
. explique às crianças os perigos de se mexer no fogão, brincar com fogo e encostar em panelas e objetos quentes.
Se mesmo com esses cuidados um acidente acontecer, a primeira coisa a fazer é parar o processo de queimadura. É algo inconsciente soltar a assadeira quente ou tirar a mão de baixo da água quente, mas em alguns casos (quando envolve óleos, cremes ou pastas muito quentes, por exemplo) o desespero acaba falando mais alto. Respire fundo, mantenha a calma, retire com cuidado anéis, pulseiras e relógios e lave o local abundantemente apenas com água fria (e não gelada demais) para remover delicadamente os resíduos quentes. Isso ajuda a diminuir a temperatura do local e evita que camadas mais profundas da pele sejam atingidas. Nunca use sabão ou detergente, pois eles removem as barreiras naturais de defesa da pele, favorecendo inflamações, o que pode piorar a cicatrização.
A região queimada fica bastante sensível e por isso não é recomendado aplicar nada sobre a lesão. É importante destacar alguns pontos:
1. Não passe a queimadura no cabelo pois isso provoca atrito, o que agrava ainda mais a condição da pele que já está com a sua proteção natural prejudicada.
2. O mesmo acontece com substâncias abrasivas. Por exemplo, pó de café, açúcar, sal e creme dental não ajudam em nada e ainda atrapalham a recuperação da pele.
3. Não coloque gelo pois o frio intenso pode lesar ainda mais a região — apesar de momentaneamente diminuir a dor.
4. Margarina, óleos ou clara de ovo não são citados em nenhuma fonte oficial como tratamentos pós queimadura. Além disso, podem causar infecções sérias caso estejam contaminados.
A área machucada pode receber no máximo uma pomada apropriada para queimaduras. E, na dúvida, sempre consulte um médico para não correr o risco de complicações.
Dependendo da extensão e do local queimados (rosto, pescoço, tórax e área genital, por exemplo), após lavar bem o local, corra imediatamente para um Pronto Socorro, mesmo que não haja dor, pois terminações nervosas podem ter sido atingidas. Em casos mais graves, ligue para o Corpo de Bombeiros (telefone: 193) e entre embaixo do chuveiro frio mas não tire a roupa para não correr o risco de aumentar as lesões — pode parecer que não, mas quase sempre queimaduras profundas significam risco de morte.
Geralmente não é necessário um curativo nas queimaduras pequenas. Caso fique só com vermelhidão ou apareça uma bolha com líquido transparente, mantenha o local aberto e evite atrito — a superfície da bolha, quando íntegra, já funciona como um curativo natural.
Quando é mais difícil evitar atrito ou traumas (na mão, por exemplo), basta fazer uma proteção caseira de gaze e esparadrapo micropore, sem pressionar. É importante trocar essa proteção diariamente e removê-la com cuidado para não romper a bolha sem querer — se a gaze tiver aderido à pele, umedeça-a com soro fisiológico estéril antes de puxá-la. Em nenhum momento deve-se estourar propositalmente as bolhas.
Se houver muitas bolhas, se a bolha estiver muito tensa (com a pele muito esticada), caso se rompa “sozinha” ou fique com conteúdo turvo, com pus, com vermelhidão intensa ao redor e com dor, é necessário procurar um médico para que ele avalie o procedimento mais indicado para cada caso. Não tente furar a bolha ou cortar a pele em casa, mesmo com instrumentos supostamente esterilizados de maneira caseira, pois o risco de acontecerem infecções é muito alto. Além disso, a retirada da pele de forma não apropriada pode aumentar a área da ferida, prejudicando sua cicatrização e consequentemente a recuperação da pele sem cicatrizes.
Não exponha o local queimado ao sol ou ao calor intenso (como forno quente ou água do chuveiro muito quente no banho), para não agravar a lesão e até mesmo o aspecto estético da região.
O tempo de recuperação da pele varia de acordo com o grau da queimadura. Pode ser de menos de 7 dias, no caso de uma lesão superficial, ou demorar muito mais no caso dos ferimentos mais profundos. Após a regeneração da área, lembre-se de sempre aplicar protetor solar para proteger a nova pele de manchas.
Cicatrizes com coloração mais escura que a pele normal podem ser clareadas com cremes especialmente preparados para cada paciente. Além disso, há, dependendo do caso, a possibilidade de se fazer um tratamento com laser, como o de CO2, quando indicado pelo médico, com bons resultados para melhorar o aspecto geral das marcas.
Em alguns casos mais graves, a pele pode não se recuperar totalmente e, quando as cicatrizes são muito profundas e/ou extensas e chegam a limitar os movimentos, é necessário cirurgia. Entretanto, quanto mais rápidos e adequados forem os primeiros socorros e os cuidados durante a cicatrização, maiores são as chances da pele se regenerar mais uniformemente.
* Post elaborado com a imprescindível colaboração do Dr. André Borges, médico especialista em Dermatologia.
Pingback
31 de maio de 2014 em 11:34
http://cozinhandopara2ou1.com/2014/05/31/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-maio2014/
Diana Lázaro
8 de julho de 2014 em 16:41
caiu óleo quente no meu pé… lavei com agua fria e passei pomada pra queimadura… mais de um dia pro outro já ficou escuro nos lugares onde caiu o óleo, mas nada de bolha, essas manchas escuras saem logo ou vou ter q fazer algum tratamento pra não ficar manchado, fora o protetor solar.
Luciana C.
14 de julho de 2014 em 16:55
Diana, o mais indicado é que você consulte um médico, para que ele possa analisar o local manchado e te indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. 😉
yolanda diaz
25 de julho de 2014 em 1:17
oi me queimei no meu serviço só encostei o braço perto da chapa de lanche passou uns dois dias e começou a infeccionar… como posso fazer para tratar agora???
nina
26 de julho de 2014 em 1:04
Eu sofri ontem uma queimadura de oleo quente sem querer estourei as bolas estar ardendo muito foi no braço o q eu faço
Luciana C.
26 de julho de 2014 em 5:03
Nina, o melhor sempre é procurar um pronto socorro. Somente um médico pode analisar o seu caso e te indicar o melhor tratamento.
Melhoras! 😉
Luciana C.
26 de julho de 2014 em 10:30
Yolanda, o mais indicado é procurar um médico que possa verificar a queimadura e indicar o melhor tratamento. Somente um profissional deve cuidar desses casos, principalmente se já está infeccionado, ok?
Abraço e melhoras.
Dorivalda Conhece
21 de agosto de 2014 em 9:26
Tenho cicatrizes á 18 anos e atigio no 2° por favor diga qual é a pomada q. eu posso usar.
Luciana C.
21 de agosto de 2014 em 9:53
Querida, não sou médica e, até mesmo que fosse, não poderia receitar nenhuma pomada sem examinar as cicatrizes. Sugiro consultar um dermatologista, com certeza ele saberá te dizer qual é o melhor tratamento, ok?
Beijo
Graziele Fonseca
25 de agosto de 2014 em 19:27
me queimei a uma semana com óleo quente em uma das mãos e a pele ficou escura e a dor passou, sendo que hoje após exposição ao sol essas manchas apresentaram bolhas que iam crescendo conforme o tempo que eu ficava no sol. é normal isso? uma vez que eu me queimei não criou nenhuma bolhas e após a cicatrização apresentar bolhas nesse mesmo local?
Luciana C.
25 de agosto de 2014 em 20:12
Graziele, somente um médico pode avaliar e indicar o tratamento mais adequado. Sugiro procurar um pronto socorro o mais rápido possível.
Carla
18 de setembro de 2014 em 15:44
Queimei parte da mao esquerda e coloquei dentro de uma vasilha com agua gelada agora nao consigo tirar a mao da agua,o que faço
Luciana C.
19 de setembro de 2014 em 1:38
Carla, o gelo pode piorar ainda mais a queimadura! Não perca mais tempo na internet e procure logo um pronto socorro para que um médico avalie.
Beijos e melhoras :/
luana
6 de outubro de 2014 em 7:46
oii eu queimei meu rosto faz um més já na região do rosto fui para o pronto socorro eles me examinaram e já esta cicatrizado mais eu sou morena e ficou umas manchas mais claras eu passo uma pomada ainda eh eu queria saber se eu jah poderia usar maquiagem .
Luciana C.
8 de outubro de 2014 em 16:58
Luana, o mais indicado é que você consulte um dermatologista. Somente um médico pode avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento ou dizer se você pode ou não utilizar maquiagem.
Abraço!
pablo
12 de outubro de 2014 em 16:11
Oi me queimei na mão com açúcar derretido.O que eu posso fazer?
Luciana C.
12 de outubro de 2014 em 21:50
Pablo, você deve seguir as instruções que estão aí no texto. 😉
lainna
16 de outubro de 2014 em 18:13
QUEIMEI MEU ROSTO E O PESCOÇO COM CAFÉ . O QUE DEVO FAZER ? ESTA ARDENDO BASTANTE
Luciana C.
16 de outubro de 2014 em 21:07
Lainna, o melhor a fazer é procurar o pronto socorro para que um médico possa avaliar e indicar o melhor tratamento.
Melhoras!
tauana
4 de dezembro de 2014 em 11:44
minha prima acabol de se queimar com oleo quente, ela queimou uma das maos oq ela deve fazer
Luciana Carpinelli
4 de dezembro de 2014 em 12:13
Tauana, é só seguir as orientações do texto aí em cima. Está tudo bem explicadinho. 🙂
Melhoras para ela!
Bjs
Txini
13 de dezembro de 2014 em 17:30
Compras uma vasilha pequena, e andas com ela sempre contigo
letícia
18 de dezembro de 2014 em 10:36
queimei o meu pulso passei uma pomada mais agora esta ardendo muito oque faço?
Luciana Carpinelli
18 de dezembro de 2014 em 13:31
Letícia, o melhor a fazer sempre é consultar um médico para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento. 😉
samur
22 de fevereiro de 2015 em 20:02
Olá, para melhorar essa reportagem gostaria de sugerir que adianta só deixar os cabos virados para dentro, temos que combinar três coisas:” Cabos para dentro e panelas altas atrás, e ficar de olho nos baixinhos.
Luciana Carpinelli
22 de fevereiro de 2015 em 21:01
Obrigada pela dica, Samur.
Silvana
3 de março de 2015 em 15:30
Eu abaixei perto do fogão para pegar uma coisa e pegou fogo num bom pedaço do meu cabelo, devemos sempre prender os cabelos, principalmente se forem compridos assim como os meus, foi um deslize que poderia ser grave se não pagasse rapidamente, sorte que foi só nas pontas e não houve queimaduras.
ivo fernandes neto
7 de abril de 2015 em 0:32
Bomm dia eu acabei de me queimar cm oleo quente ezta doendo bastante tem algum tipo de remedio para aliviar a dor me chamo ivo
Luciana Carpinelli
7 de abril de 2015 em 8:58
Ivo, bom dia.
Como não sou médica não poderia te indicar nenhum tipo de remédio. Sugiro que você consulte um dermatologista, com certeza ele poderá analisar a sua lesão e saberá te receitar o melhor tratamento.
Desejo melhoras!
camille vitória Menezes merces
11 de abril de 2015 em 19:10
Eu quemei a minha perna e ficou uma bolinha tipo de pus
Luciana Carpinelli
11 de abril de 2015 em 20:54
Camille, não estoure a bolha e tome cuidado. Caso apareça vermelhidão ou dor, procure um médico para te orientar sobre o melhor tratamento.
akita duheno
15 de abril de 2015 em 0:02
Essa luciana nao eh medica.. nao sabe de nada soh manda ir no medico todo mundo.. entao nao comenta em todos.. coloque escrito grande .. NAO PERGUNTEM NAO TERAS RESPOSTAS..PROCUREM UM MEDICO !
Pingback
24 de abril de 2015 em 8:53
http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2015/04/24/dicas-de-como-fazer-um-churrasco-perfeito/
Karen Christine
6 de agosto de 2015 em 12:44
Saltou óleo a ferver para a minha mão e queimou o meu dedo. Coloquei a mão sob água fria durante algumas horas e depois fiquei com uma bolha com líquido mas o meu filho agarrou na minha mão sem querer e rompeu a bolha. A pele está ainda muito dorida e vermelha. Coloquei uma pomada homeopática para queimaduras e uma gaze por cima. Será necessário outra intervenção?
Luciana Carpinelli
6 de agosto de 2015 em 12:59
Karen, como já expliquei em outros comentários, não sou médica e, mesmo que fosse, só poderia indicar algum procedimento se analisasse o machucado.
Não confie em tratamentos ou remédios “receitados” pela internet. O melhor mesmo é sempre procurar um profissional da saúde para avaliar.
Abraço e melhoras!
victor
10 de maio de 2016 em 17:09
queimei meu dedao colocando em um aluminio quente, e nao fez bolha só arde um pouco é normal?
Luciana Carpinelli
11 de maio de 2016 em 6:21
Oi, Victor.
É normal, sim. As queimaduras mais leves acontecem assim mesmo.
Abs e melhoras!
elizabete
17 de maio de 2016 em 12:52
Queimei minha mao com caldo quente,começou a inchar e arder rapidamente,lavei com muita agua depois passei creme dental parece estar em forma de vergao o que eu deveria fazer?
Luciana Carpinelli
17 de maio de 2016 em 22:59
Elizabete, NUNCA passe nada em queimaduras. E, na dúvida, procure sempre um médico pois é ele quem pode examinar a lesão e te indicar o melhor tratamento.
Melhoras!
edson
4 de maio de 2017 em 22:43
o meu filho de 2 anos se machoco com óleo quente no couro cabeludo e no braço ele esta bem mas nao sei oque fazer estou sem saber como trata essa queimadora alguém pode me ajude por faver.
Luciana Carpinelli
5 de maio de 2017 em 0:13
Edson, você chegou a ler o texto acima? Siga as orientações e, em caso de dúvidas, leve-o ao pronto socorro para atendimento médico.
Abraço e melhoras para seu filho!
Valter Afonso
26 de janeiro de 2018 em 3:54
Valter estava fritando ovos e caiu o olho no pe que faço doutora?
Luciana Carpinelli
26 de janeiro de 2018 em 6:31
Por favor leia o que está escrito acima, tem todas as indicações.
Abraço.
geruza ramos
27 de janeiro de 2018 em 11:07
oi estou dezesperada pq caiu açucar queimado na minha mao e agora ta uma bolha estufada doendo mtoooooo o ke devo passar por favor
Jandri
6 de maio de 2018 em 20:44
Meu namorado deixou cair cobertura de chocalate com açúcar cristalizado queimado sobre a mão, além de rubor e ardência houve o aparecimento de uma bolha. Colocamos a mão em água corrente em temperatura e fria e após gelo, não sabíamos que o gelo poderia ser prejudicial.
Manuella nascimento da silva
18 de junho de 2018 em 8:06
Taa cozinhando carne na pressão quando fui tirar a pressão a água veio no meu rosto não tem marca mas ta doendo ok faco
Luciana Carpinelli
19 de junho de 2018 em 12:14
Manuella, você leu o texto aí em cima? Todas as orientações estão listadas nele.
Abraço e melhoras!
Alcione
23 de outubro de 2018 em 2:56
Óleo quente caiu no meu olho que eu faço
Luciana Carpinelli
24 de outubro de 2018 em 0:18
Alcione, você leu o texto acima? Tem orientações bem claras sobre isso.
Jucelda
5 de janeiro de 2019 em 0:28
Me indicaram passar vinagre para não dar bolhas! Isso é verdadeiro ou não?
Luciana Carpinelli
5 de janeiro de 2019 em 21:10
Jucelda, não sou médica mas vou pela lógica: vinagre é ácido, provavelmente vai irritar ainda mais a pele que já está machucada. Não recomendaria…
AMANDA
15 de janeiro de 2019 em 21:58
Queimei o braço com água quente…recuperou rápidão só, que agora a mancha ficou muito mais clara do que minha pele.
Será que volta ao normal?será que demora?
Beatriz Silveira
10 de fevereiro de 2019 em 5:25
Queimei a minha perna com leite fervendo, oq posso fazer depois que cair a pele morta?
Luciana Carpinelli
10 de fevereiro de 2019 em 17:38
Você leu as orientações aí em cima? Está bem explicadinho 😉
Vitoria kalyne silva Bandeira
19 de fevereiro de 2019 em 12:35
Passei alho em umas verrugas minhas e depois ficou como se tivesse queimado e meio que com bolhas, saindo uma espécie de agua oque faço para melhorar o mais rapido?
Luciana Carpinelli
19 de fevereiro de 2019 em 15:20
Vitoria, sempre consulte um médico e não passe nada que não seja remédio receitado. Procurar solução na internet nunca é o melhor caminho.
Melhoras!
Gelmari Mirtes machado cabreira
21 de fevereiro de 2019 em 1:10
Queimei a mao com agua quente, coloquei em um balde com agua e gelo. Não criou bolha só que dói muito quando eu baixo a mao e ficou com a cor escura?? O que fazer??
Luciana Carpinelli
21 de fevereiro de 2019 em 7:02
Consulte um médico, sempre.
Thamyris Roberto
23 de fevereiro de 2019 em 5:11
eu queimei oleo quente na minha testa, passei so a pomada de assadura, demou para parar de arder o rosto, estou com medo de ter manchas ou cicatrizes no na minha testa, devo procurar um medico e ver o que faço?
Luciana Carpinelli
25 de fevereiro de 2019 em 0:18
Sim, Thamyris. Sempre consulte um médico pois é quem pode te examinar e fazer um diagnóstico, além de indicar o tratamento mais indicado.
Laís
4 de março de 2020 em 18:15
Caiu respingo de gordura quente no meu olho na hora da fritura o que fazer ???? Lavei bastante porém o olho está irritado
Luciana Carpinelli
4 de março de 2020 em 21:04
Laís, o melhor a fazer é procurar um médico que possa examinar e te indicar algum tratamento.
Mayte conceicao santos
23 de março de 2020 em 2:08
Me queimei com óleo quente .. não lavei esperei para de arde um pouco e passei pomada de queadura direto sem lava a onde caiu o óleo tava vermelho já tem algum probrema em não ter lavado antes da pomada
Luciana Carpinelli
23 de março de 2020 em 2:28
Mayte, o problema de não lavar é que pode ter alguma sujeirinha no machucado e, com isso, ele pode infeccionar.
Túlio Carvalho
8 de agosto de 2020 em 4:52
Minha mae mandou eu passar margarina na queimadura mas agora tá ficando tudo preto e saindo um cheiro runho mas não dói nem nada isso é normal? Faz parte do processo de cura?
Luciana Carpinelli
8 de agosto de 2020 em 8:56
Túlio, cheiro ruim nunca é sinal de algo bom. Procure um pronto socorro o quanto antes para evitar complicações!
Conforme o texto acima, você não deve passar nada sobre queimaduras pois pode contaminar e causar inflamações.