Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Carnes / Massas e molhos / Receitas com vídeo / [VÍDEO] Tiras de carne com molho de tomate

[VÍDEO] Tiras de carne com molho de tomate

Sabe aquele prato que impressiona por ser lindo e delicioso? Às vezes você não precisa de muito tempo nem ser muito íntimo das panelas para conseguir preparar. Este é um ótimo exemplo de que com poucos ingredientes e um tiquinho de tempo todo mundo consegue montar um prato bonito, seja para um jantar especial, seja para um almoço só para você.

O primeiro segredo para que um prato simples fique especial é a escolha dos ingredientes: quanto melhores forem, mais difícil fica deixá-los ruins. Mas sempre é possível baratear as coisas, por isso, para que esta receitinha vire um coringa para qualquer situação, sugiro também as substituições possíveis.

Tiras de carne com molho de tomate

300g. de filé mignon cortado em tiras (ou de coxão mole)
2 colheres de sopa de alho poró cortado bem fininho (ou de cebola em cubinhos com 1 dente de alho amassado)
1 lata de Tomates pelado — clique AQUI para acessar a receita completa (ou de polpa de tomate)
Folhas de manjericão rasgadas (ou ervas desidratadas)
1 colher de café de açúcar
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fio de azeite em uma frigideira grande ou panela e refogue rapidamente o alho poró ou a cebola com o alho. Adicione as tirinhas de carne e sele-as (vire-as para cozinhar todos os lados até perderem o tom avermelhado).

Acrescente os tomates com o suco ou a polpa e misture. Coloque o manjericão rasgado e, aos poucos, vá amassando os tomates para que se desfaçam e formem um molho grosso. Tempere com sal, pimenta do reino e adicione o açúcar (ele ajuda a tirar a acidez dos tomates).

Deixe cozinhar por alguns minutos para que o molho encorpe. Se preferir, espere secar mais — mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Sirva com arroz branco, ao lado de um risoto simples, com sua massa preferida ou com cuscuz marroquino hidratado. Esta quantidade rende duas porções.

Na foto, montei o prato com um espaguete integral, o molho com as tirinhas de mignon por cima, um pouco de queijo ralado e umas folhinhas de manjericão fresco para deixar mais bonito. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

14 Comentários

  • Arthur

    /

    Muito boa a receita… E parece realmente super simples de fazer. Parabéns! E parabéns pelo seu verdadeiro dom culinário! Admiro muito o domínio dessa arte! =)

  • Luciana C.

    /

    Oi, Arthur.
    Obrigada! Fiquei feliz com suas palavras.
    Esta receita é bem fácil e rápida e fica uma delícia. Vale a pena experimentar. 🙂
    Volte sempre!

  • Jussara Fabris Leite

    /

    Luciana, bom dia. Seu blog é realmente sensacional! Descobri hoje e já deu vontade de sair fazendo tudo que foi mostrado. As receitas parecem fáceis e saborosas. Desde setembro de 2013 que estabeleci na minha casa a “Quarta Gourmet”, é um jantarzinho que faço para o meu marido e para mim (é a noite mais livre que temos), um momento só nosso, com mesa posta e louças variadas de semana para semana e claro, acompanhado de um bom vinho. Amanhã farei duas receitas suas……”gratinado preguiçoso” e o “linguado no vapor de limão”. Depois te conto como ficou. Parabéns! Jussara

  • Luciana Carpinelli

    /

    Jussara, você não sabe como fico feliz em contribuir para que seu jantarzinho especial com o marido seja gostoso. Adorei a sua ideia!
    Ah, e quero saber o que acharam das receitas.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Camilla

    /

    Oi, Luciana! Tudo bem? Quando vc sugeri servir como acompanhamento o cuscuz marroquino hidratado é ele puro sem qualquer tempero? É o molho de carne é que vai tempera-lo? Fiquei na dúvida porque vi receitas diferentes de cuscuz marroquino aqui no site. Eu nunca comi e fiquei curiosa para fazer junto com esta receita. Vc pode me dizer como vc vai faz quando o molho é o de tirinhas de filé? obrigada e parabéns pelo blog.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Camilla.
    O cuscuz marroquino eu procuro sempre hidratar pelo menos com caldo de legumes, preferencialmente o feito em casa (se te interessar, coloca na busca que você encontra dicas para prepará-lo). As únicas exceções são quando vou servi-lo com algum molho muito rico em sabores, o que não é o caso aqui.
    Obrigada pelos elogios e volte sempre! 🙂

  • Camilla

    /

    Oi, esqueci de perguntar. Esta receita serve duas pessoas?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Camilla, conforme está escrito na receita, esta quantidade rende duas porções. 😉

  • Katryn

    /

    Luciana adorei essa receita muito prática mesmo e parece deliciosa, farei para meus meninos. Bjus

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Katryn.
    Faça mesmo que é ótima e muito rápida de fazer. Tenho certeza de que seus meninos adorarão!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Leticia

    /

    Pena que não consigo copiar as receitas. Queria mandar para a minha secretária.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Nada te impede de usar papel e caneta. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram