Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola

Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola

molhodebeterrabacomgorgonzola_cozinhandopara2ou1

Este molho de beterraba é uma sugestão gostosa para substituir os maravilhosos molhos cremosos de queijos: a cor é linda, o sabor é ótimo e, com um pouquinho de gorgonzola picado por cima, fica ainda mais especial. Além de tudo, ainda tem nutrientes e fibras, que auxiliam na digestão.

Em época de Festas Juninas, com friozinho chegando e petiscos deliciosos para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, fica difícil manter a alimentação equilibrada. Para evitar abusos, uma boa saída é economizar algumas calorias nas refeições para poder aproveitar as delícias sem muito peso na consciência. Dica especial também para uma #SegundaSemCarne.

Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola

2 porções de macarrão
1 beterraba média
2 colheres de cebola picada
1 dente de alho picado
1 xícara de caldo de legumes
1/2 xícara de água
+/- 100g. de queijo gorgonzola em cubos
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem a beterraba e descasque-a, preferencialmente com a ajuda de um descascador de alimentos. Corte-a em cubos não muito pequenos e reserve.

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar. Acrescente o caldo de legumes e a água e coloque os pedaços da beterraba para cozinhar em fogo baixo até que fiquem macios (mais ou menos uns 10 minutos).

Coloque a beterraba cozida e o caldo no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Importante: para que o liquidificador não exploda, deixe uma fresta na tampa para o vapor sair — cuidado, ele vai estar quente (se preferir, espere esfriar um pouco mais).

Devolva o creme à panela e deixe-o ferver em fogo baixo por mais ou menos 10 minutos para engrossar um pouco. Depois desse tempo, prove e tempere com sal, caso seja necessário, e pimenta do reino.

Envolva a massa cozida al dente e divida em duas porções. Por cima, distribua os cubinhos de gorgonzola, e sirva em seguida.

Esta quantidade serve duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram