Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Matinais / Sem glúten / Sem lactose / Receitas de crepioca salgada e crepioca doce

Receitas de crepioca salgada e crepioca doce

CrepiocaDoceECrepiocaSalgada_CozinhandoPara2ou1

Crepioca ou omelete de pão de queijo é uma omelete super fácil feita com um pouco de goma de tapioca que fica parecendo um crepe com gostinho de pão de queijo. Deu para entender? Resumindo, é uma mistura de um monte de coisas gostosas que fica saudável, sem glúten, low carb e com pouca gordura (claro que isso pode mudar de acordo com o recheio que você escolher, né?).

Mas antes da receita, uma breve reflexão…

Das felicidades que vieram por meio do Cozinhando para 2 ou 1, a possibilidade de colaborar com o programa Você Bonita uma vez ao mês é uma das mais recompensadoras. Além de ter a oportunidade de dividir minhas receitinhas e conhecimento com um público totalmente diferente do que vem até aqui (e consequentemente ganhar mais amigos por todo o Brasil), o carinho que recebo de volta é realmente revitalizante.

Este mundo, que está às voltas com tantos conflitos, armados ou não, anda precisando de mais amor, de mais compreensão e de menos intrigas. Sabe aquela história de cada um fazer a sua parte? Eu procuro compartilhar coisas boas (e gostosas também, concordam? 😉 ), espalhar sorrisos e muita luz para quem aparece pelo meu caminho.

Infelizmente não são todos que agem assim, mas gostaria de reforçar que o retorno carinhoso que tenho de vocês é o que me move a cada dia, principalmente quando o corpo não resiste às energias menos positivas, digamos assim. Não consigo entender o que motiva o ódio gratuito (e não falo daquele direcionado a mim, mas principalmente desse sentimento tão primitivo que provoca guerras e tantas mortes), mas acredito completamente que há apenas um antídoto disponível contra isso: o AMOR.

Como cantam meus queridos Beatles, “all you need is Love; Love is all you need” (tudo o que precisamos é de Amor; Amor é tudo o que precisamos). E, se vocês já perceberam, é por causa desta música que tatuei a palavra LOVE no meu punho direito, para nunca me esquecer disso. Vamos espalhar amor pelo mundo, minha gente. É isso que eu tenho buscado fazer e cada vez mais recebo coisas boas em troca. Obrigada, de coração! <3

Desculpe-me se você chegou aqui pela primeira vez e já está lendo este desabafo, mas agradeço de qualquer forma a compreensão. Bom, vamos então às receitinhas light e gostosas que levei hoje para que a Carol Minhoto experimentasse: crepioca salgada e crepioca doce!

 

CrepiocaSalgada_CozinhandoPara2ou1

CREPIOCA SALGADA (omelete de pão de queijo/ pão de queijo de frigideira)

1 ovo
1 colher de sopa de goma de tapioca
1/2 colher de sopa de sementes de chia ou de linhaça
1 punhadinho de cebolinha picada (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem com um fouet ou um garfo mesmo.

Dica: A goma de tapioca é aquela farinha fina hidratada para ser feita na frigideira. Você pode comprá-la pronta ou então preparar em casa (veja como AQUI).

Depois, é só aquecer uma frigideira antiaderente (se a sua não for, pode untar com um pouquinho de azeite ou de óleo de coco) e despejar a massa. Deixe dourar o lado de baixo, vire com uma espátula e recheie, se quiser. Quando o outro lado também estiver dourado, dobre a sua crepioca e delicie-se logo em seguida.

Sugestões de recheio salgado: no programa eu levei o Frango louco com requeijão, mas você pode variar de acordo com a sua preferência. Algumas opções são Ricota temperada, Guisado de legumes, Carne moída com legumes, Carne louca, queijo branco ou cotage com peito de peru, etc.

Esta quantidade rende uma crepioca, que pode ser servida no café da manhã, como um almoço leve acompanhado de uma boa salada ou como um lanche rápido.

***

CrepiocaDoce_CozinhandoPara2ou1

CREPIOCA DOCE (panqueca doce de tapioca)

1 ovo
1 colher de sopa de goma de tapioca
1/2 colher de sopa de sementes de chia ou de linhaça
1/2 colher de sopa de cacau em pó ou de alfarroba em pó (opcional)
Mel, agave ou adoçante a vontade (opcional)

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem com um fouet ou um garfo mesmo. Eu gosto de usar o cacau em pó para variar, mas dá para fazer a massa branquinha. Como esta da foto eu servi com geleia, não usei nada para adoçar a massa.

Dica: A goma de tapioca é aquela farinha fina hidratada para ser feita na frigideira. Você pode comprá-la pronta ou então preparar em casa (veja como AQUI).

Depois, é só aquecer uma frigideira antiaderente (se a sua não for, pode untar com um pouquinho de azeite ou de óleo de coco) e despejar a massa. Deixe dourar o lado de baixo, vire com uma espátula e recheie, se quiser. Quando o outro lado também estiver dourado, dobre a sua crepioca e delicie-se logo em seguida.

Sugestões de recheios doces: no programa preparei a crepioca de chocolate com calda de Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar), mas você também pode variar, usando outras geleias, frutas frescas ou secas, Creme de chocolate com abacate, Caldinha de maçã ou Purê de maçã, pasta de amendoim etc. (e até Nutella ou Doce de leite 😛 ).

Esta quantidade rende uma crepioca, que pode ser servida no café da manhã ou como um lanche rápido.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

12 Comentários

  • Camila Duarte

    /

    Adoro suas receitas!
    Moro sozinha e sempre venho aqui buscar inspirações e receitas na medida certa! Parabéns!
    Suas receitas são carregadas de amor e carinho! Cozinhar é a arte de servir amor! E tenha certeza, vc esta levando amor aos seus leitores!
    Bjos

  • Luciana C.

    /

    Super obrigada, Camila! <3
    É esse tipo de retorno que faz tudo valer a pena. 🙂

  • Luciana C.

    /

    Eu também estou apaixonada por ela, Raquel! Tem sido o meu lanche da tarde preferido: faço com cacau em pó e como com 1/2 colher de sobremesa de geleia sem açúcar. Light e deliciooosa. 🙂

  • isaque caires

    /

    cheguei agora e já adorei a receita de crepioca, não vai trigo.. s2.. se tiver como receber feeds do site me avise. adoro coisas sem glutem

  • Fernanda

    /

    Olá!
    Descobri seu blog por acaso, ao buscar no Google receitas de crepioca, e estou adorando!
    Moro só e vivo congelando receitas que, invariavelmente, têm muitas sobras.
    Muito obrigada pelas delicias que você posta…volto aqui para comentar na medida em que fizer.

  • Luciana C.

    /

    Oi, Fernanda. Que bom que você chegou até aqui!
    Volte sempre e comente muito, por favor. Adoro saber como foi a experiência de vocês com as minhas receitas. 🙂
    Beijo!

  • Fernanda

    /

    Oi, Luciana!
    Eu fiz a crepioca…e achei outras mil receitas deliciosas…e já passei a dica ‘prazamiga’ solteiras e recém-casadas…e estou preocupada com o tamanho que minha ‘pochete’ vai ficar depois de tanta coisa boa! hahahaha…Pirei no Cozinhandopra2ou1! 🙂
    Bem, a crepioca ficou show e já está no rol das favoritas para o café da manhã ou da noite. E a próxima incursão será o bolo de nutela e o pão de queijo fit ( que já intimei minha mãe a fazer ).
    Beijos e , de novo, obrigada pelas delícias e pelo jeitinho igualmente gostoso que você escreve!

  • Luciana C.

    /

    Fernanda, sou eu que agradeço por tanto carinho! Obrigada mesmo e também pela propaganda boca a boca. ♥
    E pode fazer o bolo de Nutella e o pão de queijo que são das minhas receitas favoritas por aqui, ficam mesmo muito bons. 🙂
    Super beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram